Assim Joanã, filho de Careá, todos os comandantes do exército e todo o povo desobedeceram à ordem do Senhor de permane­cer na terra de Judá. Jeremias 43:4

Em Jeremias 43, Joanã contraria a Palavra de Deus dada através de Jeremias, e leva o profeta, Baruque e os demais do povo para o Egito. Jeremias profetiza a conquista do Egito pelos babilônios por meio de um símbolo feito com pedras encaixadas no barro na entrada da casa do Faraó, em Tafnes, no Egito.

Jeremias é levado para o Egito (v.1-7):
Quando Jeremias acabou de dizer ao povo tudo o que o Senhor, o seu Deus, lhe mandara dizer, Azarias, Joanã, e todos os homens arrogantes disseram a Jeremias: “Você está mentindo! O Senhor não lhe mandou dizer que não fôssemos residir no Egito. Mas é Baruque (secretário de Jeremias), filho de Nerias, que o está instigando contra nós para que sejamos entregues nas mãos dos babi­lônios, a fim de que nos matem ou nos levem para o exílio na Babilônia”.
Assim Joanã, os comandantes do exército e todo o povo desobedeceram à ordem do Senhor de permane­cer em  Judá. Eles  levaram o remanescente de Judá, que voltara de todas as nações para viver em Judá: os homens, mulheres e crianças, as filhas do rei, todos os que Nebuzaradã deixara com Gedalias, além do profeta Jeremias e de Baruque, para o Egito. Eles não obedeceram ao Senhor e foram  para Tafnes, no Egito.
Jeremias profetiza novamente (v.8-13):
Em Tafnes, o Senhor deu outra mensagem a Jeremias: “Pegue algumas pedras grandes e, à vista dos homens de Judá, enterre-as no barro do pavimento à entrada do palácio do faraó, em Tafnes. Então diga-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: ‘Mandarei chamar meu servo Nabucodonosor, e ele colocará o seu trono sobre essas pedras que enterrei, e estenderá a sua tenda real sobre elas. Ele virá e atacará o Egito, trará a morte aos destinados à morte, o cativeiro aos destinados ao cativeiro, e a espada aos destinados à espada. Ele incendiará os templos dos deuses egípcios e levará seus ídolos como despojo. Como um pastor tira os piolhos do seu manto, assim ele limpará a terra do Egito, e sairá em paz. Ele despedaçará as colunas no templo do sol no Egito, e incendiará os templos de seus deuses.

A arrogância dos líderes do movimento, que queriam fugir para o Egito, com medo de retaliação por parte do exército babilônico, fizeram com que o povo, mais uma vez, desobedecesse a mensagem de Deus, dada através de Jeremias. Ainda incriminaram Baruque de o estar influenciando para ficarem em Judá. Eles haviam pedido para Jeremias consultar a Deus, e a resposta de Deus veio 10 dias depois da solicitação, mas já veio com a certeza de que os líderes não obedeceriam às suas orientações. Devemos consultar sempre a Palavra do Senhor, para não caminhar para o cativeiro ou para a morte, como fizeram Joanã e todo o povo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA