Maldito aquele que não cumprir diligentemente o trabalho do Senhor, que impedir sua espada de derramar sangue! Jeremias 48:10

Em Jeremias 48, o profeta avisa Moabe sobre o seu julgamento pelo orgulho, autoconfiança e desprezo para com Deus e Seu povo. Mas também fala sobre a restauração futura de Moabe.

Mensagem para Moabe (v.1-7):

Assim diz o Senhor dos Exércitos para Moabe: “Ai de Nebo, pois ficou em ruínas. Quiriataim foi derrotada e capturada; a fortaleza foi derrubada.  Moabe não é mais louvada; em Hesbom tramam a sua ruína: ‘Venham! Vamos dar fim àquela nação’. Madmém ficará calada, a espada a perseguirá.  Ouçam os gritos de Horonaim: ‘Devastação! Moabe está destruída!’ É o grito que se ouve até em Zoar. Eles sobem pelo caminho para Luíte, chorando amargamente enquanto seguem; na estrada que desce a Horonaim ouvem-se gritos angustiados por causa da destruição. Fujam para salvar a vida! Escondam-se no deserto! Confiaram em seus feitos e riquezas, agora serão capturados. Seu deus, Camos, irá para o exílio, com seus sacerdotes e líderes”.

Destruição de Moabe (v.8-13):

Todas as cidades serão destruídas, e ninguém escapará, nem nos planaltos nem nos vales, como o Senhor falou. Quem dera Moabe tivesse asas para voar para longe, pois suas cidades ficarão devastadas, sem nenhum habitante. Maldito o que faz com negligência o trabalho do Senhor! Que impede a sua espada de derramar sangue (enfatizando a destruição de Moabe)! 

Moabe tem estado tranquila desde a sua juventude, como o vinho deixado com os seus resíduos; não foi mudada de vasilha em vasilha. Nunca foi para o exílio; por isso, o seu sabor permanece o mesmo e o seu cheiro não mudou. Portanto, certamente vêm os dias”, declara o Senhor, “quando enviarei homens para tirar o vinho da vasilha. Eles o despejarão e despedaçarão a vasilha. Então Moabe se decepcionará com Camos, assim como Israel se decepcionou com o bezerro de ouro que fez em Betel, em quem confiava”.

Destruição rápida (v.14-17):

Vocês diziam: “Somos guerreiros fortes e valentes”. Agora, Moabe e suas cidades serão destruidas; o melhor dos seus jovens desceu para a matança, declara o Senhor dos Exércitos. A derrota de Moabe está próxima; a sua desgraça vem rapidamente. Lamentem por ela todos os seus vizinhos, todos os que conhecem a sua fama. Digam: Como está quebrado o cajado poderoso, o cetro glorioso!

Humilhação de Moabe (v.18-24):

Desçam de sua glória e sentem-se no pó, moradores de Dibom, pois o destruidor veio para atacar e destruir suas fortalezas.  Fiquem junto à estrada e vigiem, habitantes de Aroer. Perguntem ao homem que foge e à mulher que escapa: ‘O que aconteceu?’ A resposta será: ‘Moabe está em ruinas, humilhada; Gritem e clamem! Anunciem junto ao Arnom que Moabe foi destruída. O julgamento chegou ao planalto: a Holom, Jaza e Mefaate, Dibom, Nebo e Bete-Diblataim, Quiriataim, Bete-Gamule e Bete-Meom, Queriote e Bozra, a todas as cidades de Moabe, distantes e próximas.

Acabou sua força (v.25-31):

“O poder de Moabe foi eliminado; seu braço está quebrado”, declara o Senhor. “Embriaguem-na, pois ela desafiou o Senhor. Moabe se revolverá no seu vômito e será objeto de ridículo.  Você não zombou dos israelitas? Foi ele encontrado em companhia de ladrões para que os desprezassem dessa forma?”

“Fujam de Moabe e morem em cavernas. Sejam como pombas que fazem seus ninhos nas fendas dos rochedos. Ouvimos do orgulho de Moabe: da sua extrema arrogância, de sua soberba, e do seu espírito de superioridade. Conheço-a bem”, declara o Senhor. “Por isso, me lamentarei por Moabe, gritarei de tristeza por Moabe, lamentarei pelos habitantes de Quir-Heres.

Lamento por Moabe (v.31-39):

Habitantes de Sidma, cheias de videiras, chorarei por vocês mais do que por Jazar. Os seus ramos se estendiam até o mar Morto, mas, o destruidor acabou com tudo. Colheu suas uvas e frutos de verão.  A alegria e a satisfação se foram das terras férteis de Moabe. Interrompi a produção de vinho nos lagares. Ninguém mais pisa as uvas com gritos de alegria; embora haja gritos, não são de alegria. Seus gritos de terror são ouvidos desde de Hesbom até Eleale e Jaaz, desde Zoar até Horonaim e Eglate-Selisia. Até as águas do Ninrim secaram.

Darei fim a Moabe, diz o Senhor, pois ofereceram sacrifícios nos santuários idólatras e queimaram incenso a seus deuses. Meu coração geme como uma flauta por Moabe e por Quir-Heres. A riqueza que acumularam se foi. Toda cabeça foi rapada e toda barba foi cortada; toda mão sofreu incisões e toda cintura foi coberta com veste de lamento. Em todos os terraços de Moabe e nas praças há apenas pranto, pois despedacei Moabe como a um jarro que ninguém deseja”, declara o Senhor. “Ouçam o choro! Vejam a humilhação de Moabe! Tornou-se objeto de ridículo e de pavor para todos os seus vizinhos”.

Será restaurada (v.40-47):

Assim diz o Senhor: “Vejam! O inimigo desce veloz como águia, e estende as asas sobre Moabe. Queriote será capturada,  e as fortalezas serão tomadas. Naquele dia, a coragem dos guerreiros de Moabe será como a de uma mulher em trabalho de parto. Será destruída pois desafiou o Senhor. Terror, cova e laço a esperam-na”, declara o Senhor. “Quem fugir do terror cairá numa cova, e quem sair da cova será apanhado num laço. Ninguém escapará! Chegou a hora de seu castigo”.

O povo foge para Hesbom, mas não vai adiante, pois de Hesbom, antiga cidade do rei Seom, vem fogo para devorar toda a terra e seus rebeldes habitantes.  Ai de você, ó Moabe! O povo do deus Camos será destruído; seus filhos e filhas levados para o exílio. “Contudo, restaurarei a sorte de Moabe em dias vindouros”, declara o Senhor. Aqui termina a profecia de Jeremias contra Moabe.

Moabe era descendente de Ló, sobrinho de Abraão. Esta nação chegou a ser anexada a Israel durante o reinado de Davi. Este capítulo lista uma série de 25 cidades que sofreriam o flagelo dos babilônios, O motivo para esse flagelo foi a forma como trataram os israelitas, em momento de fraqueza, e também pelo orgulho e arrogância dessa nação, que se achava inexpugnável. Deus derruba os orgulhosos, para que aprendam a reconhecer que tudo devem ao Senhor, Criador e Mantenedor do Universo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA