Jesus cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé. Ele foi, lavou-se e voltou vendo. João 9:6-7

Em João 9, Jesus cura um cego de nascença, utilizando lodo, feito com Sua saliva e barro, e os fariseus questionam o ex-cego sobre a sua cura, que ocorreu em um sábado. Jesus revela-se ao cego e repreende os fariseus, cegos espirituais.

A cura de um cego de nascença (v.1-12):

Enquanto caminhava, Jesus viu um homem cego de nascença. Seus discípulos perguntaram: “Rabi, por que este homem nasceu cego? Foi por causa de seus próprios pecados ou dos pecados de seus pais?”. Jesus respondeu: “Nem uma coisa nem outra. Isso aconteceu para que o poder de Deus se manifestasse nele. Devemos cumprir logo as tarefas que nos foram dadas por aquele que me enviou. A noite se aproxima, (Cristo seria executado) quando ninguém pode trabalhar. Mas, enquanto estou aqui no mundo, eu sou a luz do mundo”.

Depois de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, misturou a terra com saliva e aplicou-a nos olhos do cego. Em seguida, disse: “Vá lavar-se no tanque de Siloé” (que significa “enviado”) (Neemias 3:15; Isaías 8:6). O homem foi, lavou-se e voltou enxergando (2 Reis 5:14). Seus vizinhos e outros que o conheciam como mendigo começaram a perguntar: “Não é este o homem que costumava ficar sentado pedindo esmolas?”. Alguns diziam que sim, e outros diziam: “Não, apenas se parece com ele”. O mendigo, porém, insistia: “Sim, sou eu mesmo!”. “Quem curou você?”, perguntaram eles. “O que aconteceu?” Ele respondeu: “O homem chamado Jesus misturou terra com saliva, colocou-a em meus olhos e disse: ‘Vá lavar-se no tanque de Siloé’. Eu fui e me lavei, e agora posso ver!”. “Onde está esse homem?”, perguntaram. “Não sei”, respondeu ele.

Os fariseus interrogam o cego (v.13-23):

Então levaram aos fariseus o homem que havia sido cego, pois foi no sábado que Jesus misturou terra com saliva e o curou. Os fariseus encheram o homem de perguntas sobre o que havia acontecido, e ele respondeu: “Ele colocou terra com saliva em meus olhos e, depois que eu me lavei, passei a enxergar!”. Alguns dos fariseus disseram: “Esse homem não é de Deus, pois trabalha no sábado”. Outros disseram: “Mas como um pecador poderia fazer sinais como esse?”. E havia entre eles uma divergência de opiniões.

Os fariseus voltaram a perguntar ao homem que havia sido cego: “O que você diz desse homem que o curou?”. “Ele deve ser profeta”, respondeu o homem. Os líderes judeus se recusavam a crer que ele havia sido cego e estava curado, por isso mandaram chamar os pais dele e perguntaram: “Ele é seu filho? Ele nasceu cego? Se foi, como pode ver agora?”. Os pais responderam: “Sabemos que ele é nosso filho e que nasceu cego, mas não sabemos como pode ver agora nem quem o curou. Ele tem idade suficiente para falar por si mesmo. Perguntem a ele”. Seus pais disseram isso por medo dos líderes judeus, pois estes haviam anunciado que, se alguém dissesse que Jesus era o Cristo, seria expulso da sinagoga (ninguém poderia negociar com um excomungado). Por isso disseram: “Ele tem idade suficiente. Perguntem a ele”.

O homem que fora curado dá uma aula para os fariseus (v.24-34):

Então, pela segunda vez, chamaram o homem que havia sido cego e lhe disseram: “Deus é quem deve receber glória (Josué 7:19; 1 Samuel 6:5; Esdras 10:11) por aquilo que aconteceu, pois sabemos que esse Jesus é pecador”. “Não sei se ele é pecador”, respondeu o homem. “Mas uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!” “Mas o que ele fez?”, perguntaram. “Como ele o curou?” “Eu já lhes disse!”, exclamou o homem. “Vocês não ouviram? Por que querem ouvir outra vez? Por acaso também querem se tornar discípulos dele (agora ele desafia ironicamente os líderes judeus)?”

Então eles o insultaram e disseram: “Você é discípulo dele, mas nós somos discípulos de Moisés! Sabemos que Deus falou a Moisés (Êxodo 19:19-20; 33:11; 34:29; Números 12:6-8), mas nem sabemos de onde vem esse homem”. “Que coisa mais estranha!”, respondeu o homem. “Ele curou meus olhos e vocês não sabem de onde ele vem? Sabemos que Deus não atende pecadores (Jó 27:9; 35:12; Salmo 18:41; Provérbios 1:28; 15:29; 28:9; Isaías 1:15; Jeremias 11:11; 14:12; Ezequiel 8:18; Miqueias 3:4; Zacarias 7:13), mas está pronto a ouvir aqueles que o adoram e fazem a sua vontade. Desde o princípio do mundo, ninguém foi capaz de abrir os olhos de um cego de nascença. Se esse homem não fosse de Deus, não teria conseguido fazê-lo.” “Você nasceu inteiramente pecador (Salmo 51:5)!”, disseram eles. “E quer ensinar a nós?” Então o expulsaram da sinagoga.

Jesus revela-se ao cego (35-41):

Quando Jesus soube do que havia acontecido, procurou o homem (Jesus se preocupa com os excluidos) e lhe disse: “Você crê no Filho do Homem?”. “Quem é ele, senhor?”, perguntou o homem. “Eu quero crer nele.” Jesus respondeu: “Você o viu, e ele está falando com você!”. “Sim, Senhor, eu creio!”, declarou o homem. E adorou a Jesus. Então Jesus disse: “Eu vim a este mundo para julgar, para dar visão aos cegos e para fazer que os que veem se tornem cegos”. Alguns fariseus que estavam por perto o ouviram e perguntaram: “Você está dizendo que nós somos cegos?”. “Se vocês fossem cegos, não seriam culpados”, respondeu Jesus. “Mas a culpa de vocês permanece, pois afirmam que podem ver.”

Jesus nos mostra um grande contraste, entre o homem que era cego e queria ver, e os homens que viam, mas não queriam enxergar que Jesus era o Messias que eles tanto aguardavam. Como nossos preconceitos podem bloquear a nossa mente e a nossa visão, não permitindo que enxerguemos as evidências que estão diante de nossos olhos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA