Joiada fez uma aliança entre ele, o povo e o rei, estabelecendo que eles seriam o povo do Senhor. II Crônicas 23:16

Em II Crônicas 23, enquanto Atalia reinava sobre Judá, Joás, o menino rei, salvo por sua tia Jeosabeate, de ser morto por sua avó, Atalia, esteve escondido na Casa de Deus. No sétimo ano, Joiada se animou e entrou em aliança com os capitães de cem para percorrerem Judá, e congregarem os levitas de todas as cidades em Jerusalém. Reuniram-se com Joiada, o sumo sacerdote, os levitas e todo Judá para coroar e ungir o pequeno Joás aclamando-o rei (v.1-11).

Quando Atalia ouviu a voz do povo louvando o rei, foi para o templo do SENHOR, onde o povo estava reunido. Ao chegar, viu o rei em pé, no lugar de honra junto à coluna na entrada do templo. Estava rodeado pelos comandantes e tocadores de trombeta, e gente de toda a terrra se alegrava e tocava trombetas. Então Atalia rasgou os seus vestidos e clamou: “Traição!” Joiada ordenou aos capitães que comandavam as tropas para levá-la para fora do templo e executá-la, pois não devia ser morta na Casa do SENHOR (v.14-15).

Assim pereceu o ultimo membro da casa de Acabe. O terrível mal que se produzira através de sua aliança com Jezabel continuou até que o último de seus descendentes fosse destruído. Joiada fez aliança entre si mesmo, o povo e o rei, para serrem eles o povo do SENHOR. Então todo o povo se dirigiu para a casa de Baal e a derribaram; despedaçaram os seus altares e as suas imagens e mataram Matã, sacerdote de Baal, perante os altares. Joiada também entregou a superintendência da Casa do SENHOR aos levitas, e tomou outras providências para que o povo se voltasse para o SENHOR. Alegrou-se todo o povo da terra, e a cidade ficou tranquila (v.16-21).

O novo rei, Joás, estava sendo orientado pelo sumo sacerdote Joiada, e o seu reinado estava começando muito bem. Precisamos nos acercar de pessoas que sejam dirigidas por Deus, para que nossos empreendimentos sejam os empreendimentos de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA