Nunca, pois, se celebrou tal Páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel; e nenhum dos reis de Israel celebrou tal Páscoa, como a que celebrou Josias com os sacerdotes e levitas, e todo o Judá e Israel, que se acharam ali, e os habitantes de Jerusalém. II Crônicas 35:18
Em II Crônicas 35, o rei Josias restabeleceu a fé de Judá no Deus de seus pais realizando uma grande festa de Páscoa, em harmonia com o livro da lei de Moisés. Fizeram-se os preparativos da parte daqueles que tinham o encargo dos serviços sagrado, e no grande dia da festa fizeram-se ofertas livremente.
Josias estabeleceu e animou os sacerdotes a servirem na Casa do SENHOR. Também orientou os levitas em todos o serviço da Páscoa. Ele doou ao povo 30.000 ovelhas e cabritos e 3.000 bois para oferecerem em sacrifício na Páscoa. Todo o povo recebeu a sua parte para oferecer ao Senhor, inclusive os sacerdotes, que ficaram ocupados o dia inteiro com os sacrifícios. Os levitas se encarregaram de todos os preparativos (v.1-14).
Toda a cerimônia para a Páscoa do Senhor foi realizada naquele dia. Todos os israelitas presentes em Jerusalém celebraram a Páscoa e a Festa dos Pães sem Fermento. “Nunca se celebrou tal Páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel. Nenhum dos reis de Israel havia comemorado a Páscoa como o rei Josias”. Essa comemoração da Páscoa ocorreu no 18o. ano do reinado de Josias, quando ele estava com 26 anos (v.15-18).
Depois, tendo Josias restaurado o templo, ele saiu em batalha contra o rei Neco, do Egito. O rei Neco o advertiu de que”Hoje não tenho nada contra você! Estou a caminho da batalha contra outra nação, e Deus me ordenou que me apressasse! Não interfira com Deus, que está comigo, ou Ele te destruirá”. Josias não deu ouvidos as palavras do rei egípcio, e também não consultou a Deus com relação a esta batalha, e acabou sendo morto na mesma. Seus servos o levaram para Jerusalém, e o sepultaram nos sepulcros de seus pais. Todo o Judá e Jerusalém prantearam Josias (v.20-24).
Um descuido de nossa parte, tomando iniciativas sem consultar ao SENHOR, pode nos levar a morte, mesmo que estejamos fazendo grandes obras para o SENHOR.