Esforcem-se ao máximo para cumprir cuidadosamente tudo que Moisés escreveu no Livro da Lei. Não se desviem dele, nem para um lado nem para o outro. – Josué 23:6

Em Josué 23, o já idoso líder de Israel, convoca todos os demais líderes e o povo, para fazer uma de suas ultimas preleções. Josué já estaria com 110 anos. Falou sobre as vitórias que obtiveram na jornada, sempre pelo poder de Deus, e sobre a distribuição das terras. O Senhor estaria com eles para conquistar as demais nações (v.1-5).

Deveriam se esforçar ao máximo para cuidadosamente cumprir tudo que Moisés escreveu no livro da Lei. “Não se desviem dele nem para a direita, nem para a esquerda. Não se misturem com os povos vizinhos, para não se afastarem de Deus”. Até então, ninguém havia resistido a Israel, pois o Senhor lutou por eles (v.6-11).

Caso se afastassem de Deus e se casassem com seus vizinhos, o Senhor não os expulsaria de diante dos israelitas, muito pelo contrário, elas seriam isca e armadilha para o povo judeu, e perderiam tudo que conquistaram (v.12-13).

“Em breve morrerei, e vocês sabem que todas as boas promessas do Senhor, se cumpriram. Nenhuma falhou!” Mas, assim como o Senhor deu as coisas boas, também fará vir calamidades sobre os desobedientes. Se quebrarem a aliança, servindo a outros deuses, a ira do Senhor arderá contra vocês (v.14-16).

Deus espera de cada um de nós obediência irrestrita. Quando uma pessoa se aparta de Deus e de Sua verdade, mesmo em meio a tantas dádivas, receberá castigo proporcional à luz recebida.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA