Quer dizer que se eu for com vocês e o Senhor me der a vitória sobre os amonitas, governarei todo o povo? – Juízes 11:9

Juízes 11 conta a história de Jefté, guerreiro corajoso, filho de uma prostituta com um gileadita. Seu pai o levou para morar em sua casa, com a esposa legítima e seus muitos filhos. Quando seus meio-irmãos cresceram, expulsaram-no para que não tivesse parte na herança. Ele foi viver na terra de Tobe, onde chefiou um bando de desocupados (v.1-3).

Quando os amonitas começaram a guerrear contra Israel, os líderes de Gileade chamaram Jefté para comanda-los na batalha. Propuseram que ele os comandasse e governasse. Jefté pediu a confirmação: “Se eu for com vocês e o Senhor me der a vitória sobre os amonitas, governarei todo o povo?”, e a resposta foi: “Sim, o Senhor é nossa testemunha” (v.4-10).

Então Jefté enviou mensageiros ao rei de Amom, para saber o motivo da guerra? A resposta foi que “quando saíram do Egito, vocês roubaram nossas terras”. Jefté respondeu: “Israel não roubou nenhuma terra, pedimos passagem, mas, nem Moabe, nem Amom permitiram que passássemos por suas terras. As contornamos, mas fomos atacados pelo exército do rei Seom. O Senhor nos deu a vitória e suas terras. Foi o nosso Deus que tirou as terras dos amorreus e nos deu. Por que devolvê-la então? Fiquem com as terras que seu deus lhes der. Que o Senhor, o Juiz, decida hoje qual de nós está certo: Israel ou Amom (v.11-27).

O Espírito do Senhor veio sobre Jefté, e ele avançou contra os amonitas, mas, antes fez um voto impensado à Deus:”Se me der a vitória, darei em holocausto ao Senhor, o que sair primeiro de minha casa quando eu regressar vitorioso”. Jefté foi vitorioso. Aniquilou os amonitas e destruiu 20 cidades deles, mas, ao voltar para casa, sua filha única, veio comemorar a vitória com ele. Ficou arrasado, pois fizera o voto ã Deus e agora teria que cumpri-lo. Aparentemente, ela foi oferecida em holocausto, Isso não era do agrado de Deus. Foi um voto impensado (v.28-40).

Jefté foi usado por Deus para libertar o povo, mas o seu voto foi precipitado. Ao fazer um voto à Deus, saiba que Ele cumpre a sua parte, e nós devemos cumprir a nossa. Por isso, antes de fazer um voto precipitado, pense em qual será a sua parte no voto.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA