Então o rei ordenou a Ebede-Meleque, o etíope: “Leve com você três homens sob as suas ordens e retire o profeta Jeremias da cisterna antes que ele morra”.  Jeremias 38:10

Em Jeremias 38, o profeta é lançado na cisterna de Malquias devido a uma acusação falsa, e, é salvo por Ebede-Meleque. O rei Zedequias tem uma audiência secreta com Jeremias, que o aconselha a salvar a vida pela rendição. Por meio das instruções do rei, ele oculta dos príncipes a audiência.

Jeremias é colocado em uma cisterna (v.1-6):
E ocorreu que Sefatias, filho de Matã, Gedalias, filho de Pasur, Jucal, filho de Selemias, e Pasur, filho de Maquias (principes que se opunham a Jeremias), ouviram o profeta dizer ao povo: Assim diz o Senhor: “Aquele que permanecer nesta cidade morrerá pela espada, fome e peste; mas o que se render aos babilô­nios viverá”. E, assim diz o Senhor: “Esta cidade certamen­te será entregue ao exército de Babilônia, que a conquistará”.
Então eles foram ao rei e disseram: “Este homem deve morrer. Ele está desencorajando os soldados que restaram, bem como todo o povo, com as coisas que está dizendo. Este homem não busca o bem deste povo, mas a sua ruína”. O rei Zedequias respondeu: “Ele está em suas mãos; não posso impedí-los”. Assim, tiraram Jeremias de sua cela e o colocaram na cisterna de Malquias, filho do rei, a qual ficava no pátio da guarda. Baixaram Jeremias por meio de cordas. Não havia água na cisterna, mas somente lama; e Jeremias afundou na lama.
Ebede-Meleque intercede por Jeremais (v.7-13):
Ebede-Meleque, o etíope, oficial do palácio real, ouviu o que fizeram à Jeremias. Sabendo que o rei estava sentado junto à porta de Benjamim, saiu do palácio e foi dizer-lhe: “Ó rei, meu senhor, esses homens fizeram muito mal em colocar o profeta na cisterna. Lá ele vai morrer de fome, pois já não há mais pão na cidade”. Então o rei ordenou a Ebede-Meleque: “Leve com você trinta homens sob as suas ordens e retire o profeta Jeremias da cisterna antes que ele morra”.
Ebede-Meleque levou consigo os homens que estavam sob as suas ordens e foi à sala que fica debaixo da tesouraria do palácio. Pegou alguns trapos e roupas velhas e desceu cordas até Jeremias na cisterna. Então disse a Jeremias: “Põe esses trapos e roupas velhas debaixo dos braços para que as cordas não te machuquem”. E Jeremias assim fez. Assim, com as cordas o puxaram para cima e o tiraram da cisterna. E Jeremias permaneceu preso no pátio da guarda.
Zedequias interroga Jeremias (v.14-23):
Então o rei Zedequias mandou trazer Jeremias e o encontrou na terceira entrada do templo do Senhor. “Quero pedir-te uma palavra”, disse o rei. “Não me escon­das nada.”  Jeremias disse: “Se eu lhe der uma resposta, você não me matará? Mesmo que eu o aconselhasse, você não me escutaria”. O rei Zedequias, porém, fez este juramento secreto a Jeremias: “Juro pelo nome do Senhor, de quem recebemos a vida, que eu não te matarei nem te entregarei nas mãos daqueles que desejam tirar-te a vida”. Então Jeremias disse a Zedequias: Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Se você se render aos oficiais do rei da Babilônia, sua vida será poupada e esta cidade não será incendiada; você e a sua família viverão. Mas, se você não se render, esta cidade será entregue nas mãos dos babilônios, e eles a incendiarão; nem mesmo você escapará das mãos deles”.
O rei Zedequias disse a Jeremias: “Tenho medo de me render, pois pode acontecer de os babilônios me entregarem aos judeus que passaram para o lado deles, e eles me maltratarão”. Jeremias respondeu: “Eles não o entregarão. Obedeça ao Senhor fazendo o que eu lhe digo, para que tudo lhe corra bem e a sua vida seja poupada. Mas se você não quiser render-se, foi isto que o Senhor me revelou: Todas as mulheres deixadas no palácio real de Judá serão levadas aos oficiais do rei da Babilônia”. E elas lhe dirão: “Aqueles teus amigos de confiança (teus conselheiros) te enganaram e prevaleceram sobre ti. Teus pés estão atolados na lama; teus amigos te abandonaram”. “Todas as suas mulheres e os seus filhos serão levados aos babilônios. Você mesmo não escapará das mãos deles, mas será capturado e esta cidade será incendia­da.”
Zedequias orienta o profeta (v.24-28):
Então Zedequias disse a Jeremias: Se alguém souber dessa conversa, tu morrerás. Se os líderes ouvirem que eu conversei contigo e vierem dizer-te: “Conta-nos o que disseste ao rei e o que o rei te disse; não escondas nada de nós, se não nós te mataremos”, dize: “Fui suplicar ao rei que não me mandasse de volta à casa de Jônatas, para ali morrer”. Pouco tempo depois os líderes vieram interrogar Jeremias, e ele lhes disse tudo o que o rei tinha ordenado que dissesse. E eles não lhe perguntaram mais nada, pois ninguém tinha ouvido a conversa com o rei. E Jeremias permaneceu no pátio da guarda até o dia em que Jerusalém foi conquis­tada.

Novamente, o fraco rei Zedequias, mostrou o quanto era inseguro em suas decisões, pois acatou a petição de seus príncipes para matarem a Jeremias, mas eles deixaram-no em uma cisterna, para morrer de fome. Depois acatou a orientação de um de seus servos, Ebede-Meleque, para retirar o profeta da cisterna. Após libertar Jeremias, o rei teve uma audiência com o profeta, as escondidas, para que ninguém soubesse, onde foi aconselhado a se entregar aos babilônios. Disse ter medo dos judeus que apoiavam os babilônios. As escolhas do rei não foram pela vida, mas pela prisão, desterro e morte. Precisamos conhecer a Palavra de Deus, para que nossas decisões sejam acertadas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA