Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos? – Gênesis 17:17

Deus confirma a promessa e muda o nome de Abrão (v.1-8):
Em Gênesis 17, quando Abrão estava com 99 anos, o Senhor lhe apareceu e disse: Eu sou o Deus todo-poderoso (El-Shaddai); ande na minha presença e seja íntegro, perfeito.  Estabelecerei (confirmarei) a minha aliança com você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência.
Já havia passado 24 anos desde que Deus prometera um filho a Abraão, até este novo encontro. Agora Deus confirma a aliança e avisa que Sua promessa estava prestes a se cumprir.
“Você será o pai de muitas nações. Não será mais chamado Abrão; mas Abraão, porque te constituí pai de muitas nações. Eu te tornarei fértil ao extremo; de você farei nações e procederão reis. Uma das primeiras atitudes de Deus, confirmando a aliança, foi mudar o nome de Abrão (pai exaltado) para Abraão (pai de um grande número).
Estabelecerei a minha aliança como eterna com você e seus descendentes, para ser o vosso Deus. Toda a terra de Canaã, onde agora você é estrangeiro, darei como propriedade perpétua a vocês. Essa promessa dependia de que ambas as partes cumprissem suas obrigações. Deus nunca falha, então cabia ao homem cumprir sua parte.
O sinal da aliança (v.9-14):
Disse Deus: Guardem  a minha aliança, você e os seus descendentes: Todos do sexo masculino, de 8 anos para cima, entre vocês, serão circuncidados na carne. Este será o sinal da aliança entre mim e vocês. Tanto os nascidos em sua casa quanto os estrangeiros que não forem seus descendentes. Esta será uma aliança perpétua. Quem não for circuncidado, será eliminado do meio do seu povo. A circuncisão era um sinal assim como o batismo o é para o Israel espiritual.
Sarai recebe o nome de Sara (v.15-22):
Disse Deus: De agora em diante Sarai (minha princesa) será Sara (uma princesa). Eu a abençoarei e por meio dela darei a você um filho. Dela procederão nações e reis de povos. Abraão prostrou-se e riu-se e disse a si mesmo: “Poderá um homem de 100 anos gerar um filho? Poderá Sara dar à luz aos 90 anos?” E Abraão disse a Deus: “Permite que Ismael viva sob a tua bênção!”
Deus respondeu: Na verdade Sara lhe dará um filho, e você o chamará Isaque (Ele ri). Com ele estabelecerei a minha aliança eterna e com seus descendentes. No caso de Ismael, levarei em conta o seu pedido. Também o abençoarei e multiplicarei a sua descendência. Ele será pai de 12 príncipes e dele farei um grande povo. Mas a minha aliança será com Isaque, que nascerá daqui um ano, por esta época. Então Deus retirou-se da presença dele. O tempo de espera de Abraão agora estava perto de terminar.
A prática da circuncisão (v.23-27):
Naquele dia Abraão (99 anos) tomou Ismael (13 anos), e todos do sexo masculino, nascidos em sua casa ou comprados, e os circuncidou, como Deus ordenara.  Abraão respondia de imediato às ordens de Deus.
Para Deus não existe a palavra “impossível”. Pensar que um casal idoso (ele com 100 anos e ela com 90), venha a ter um filho, parece inviável tanto para nós, como para a medicina. Deus é o Criador de todas as coisas. Se Ele prometeu, Ele cumpre. Ele é EL-Shaddai, o Deus todo Poderoso. Abraão esperou por 25 anos (Deus lhe prometeu aos 75 anos). Pode demorar um pouco, mas Deus nunca deixa de cumprir Suas promessas. Nunca devemos desanimar. Tudo que temos que fazer é confiar, seguir a nossa jornada, aguardando o cumprimento do que Deus prometeu.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA