Enviou o SENHOR bandos de saqueadores caldeus, siros, moabitas, e amonitas, contra o reino de Judá para o destruir, segundo a palavra que o SENHOR falara pelos seus profetas. – II Reis 24:2

Em II Reis 24, após a morte de Josias, seus sucessores levaram Judá a um ponto tão distante do SENHOR, que não houve outra alternativa, senão entregar o povo nas mãos de seus inimigos. Jeoaquim reinou por 11 anos, pagou tributo à Babilônia por 3 anos, mas depois se rebelou contra Nabucodonosor. Judá foi invadida e saqueada por outras nações, e tudo isso  com a permissão de Deus, por causa dos pecados de Manassés que havia enchido Jerusalém com sangue inocente (v.1-7).

Joaquim, seu filho, tinha 18 anos quando começou a reinar, e ficou apenas 3 meses, e também fez o que era mau perante o SENHOR. O próprio Nabucodonosor invadiu Jerusalém e levou cativo para Babilônia a Joaquim, sua mãe, suas esposas, oficiais, todos os homens valentes, artífices, ferreiros, ao todo 10.000 pessoas, e colocou no lugar do rei, o tio paterno de Joaquim, Matanias, e mudou o nome dele para Zedequias. Também levou todo o ouro que havia no templo e as demais riquezas (v.8-17).

Zedequias começou a reinar com 21 anos, e governou por 11 anos em Jerusalém. Também fez o que era mau perante o SENHOR. A idolatria desses reis, e do povo, chegou a ponto de o SENHOR os rejeitar de sua presença (v.18-20).

Estas coisas aconteceram por causa da ira do Senhor contra o povo de Jerusalém e Judá. Foram expulsos da presença do Senhor e levados para o cativeiro. Muitas de nossas atitudes demonstram que não amamos ao SENHOR, nem cremos no Seu poder para nos libertar. Existe um limite para Deus, e quando o ultrapassamos, Ele permite que coisas piores aconteçam. Satanás anda ao nosso derredor, como um leão querendo nos devorar. Entrega os teus caminhos ao SENHOR e tudo mais Ele fará.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA