Disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Gênesis 12:1-2

O chamado de Abraão:

Deus começa com uma ordem, depois uma promessa e termina com uma bênção. Abraão obedeceu e foi na direção de Canaã (Deus, provavelmente lhe deu a direção a ser seguida, mesmo sem “saber aonde ia” (Hebreus 11:8)). Deus prometeu: “farei de ti uma grande nação”, mesmo Sara sendo estéril. Mas Abraão creu e obedeceu. Ele era “amigo de Deus” (Tiago 2:23), e o Senhor cuidava dele.
Gênesis 12 relata o chamado de Deus para Abrão. Aos 75 anos. Abrão partiu com Sarai, levando todos os seus bens, rebanhos e os servos, seu sobrinho Ló e família, para a terra de Canaã, onde habitavam os cananeus. Foram 720 km de viagem até chegarem ao carvalho de Moré, em Siquém (v.1-6). 
Então o Senhor disse: “À sua descendência darei esta terra”. Dali prosseguiu em direção às colinas a leste de Betel, onde armou acampamento. Por onde passava construía um altar ao Senhor (v.7-9).
Abraão e Sarai no Egito:
Houve fome naquela terra, e Abrão foi ao Egito para ali viver nesse período. Lá chegando, disse a Sarai: “Bem sei que você é bonita. Quando os egípcios a virem, dirão: “Esta é a mulher dele”. E me matarão, mas deixarão você viva. Diga que é minha irmã, para que minha vida seja poupada (v.10-13).  Esse período serviu como prova à fé de Abraão. Ele aprenderia lições de submissão, fé e paciência. Também aprendeu que a astúcia humana é inútil e que o livramento do medo e da perplexidade só vem do Senhor.
Sara estava com 65 anos, estaria na meia idade (morreu com 127 anos). Os egípcios notaram a beleza de Sarai, e logo os homens da corte do faraó a levaram ao seu palácio, para fazer parte de seu harem. O faraó presenteou Abrão com: ovelhas e bois, jumentos e jumentas, servos e servas, e camelos. (v.14-16)
Deus puniu faraó e sua corte com graves doenças, por causa de Sarai. Reconhecendo que as pragas vieram sobre ele por causa do desagrado de Deus, ele não ousou tratar mal a Abraão. Chamou-o e disse: “O que você fez comigo? Por que não me falou que ela era sua mulher? Eis sua mulher. Tome-a e vá!”  Deu ordens para que providenciassem o necessário para Abrão partir com Sarai para fora de sua terra (v.17-20). A dificuldade do homem é a oportunidade de Deus. Embora Abraão tenha falhado para com Deus, o Senhor interveio em seu favor.
É possível que aqueles que professam fé em Deus ajam de maneira indigna de seu chamado, mas Ele frequentemente ensina seus oponentes a respeitá-los. O Senhor é fiel para com Seus filhos mesmo nos momentos de infidelidade deles ( 2 Timóteo 2:13). A benignidade do faraó e a misericórdia de Deus humilharam Abraão, e em silêncio ele reconheceu sua culpa. Precisamos aprender a confiar sempre em Deus, e não na nossa astúcia, em qualquer situação.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA