“Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra”. Gênesis 11:4
A torre de Babel (v.1-9):
No mundo falava-se apenas uma língua. Os descendentes de Cam se separaram dos descendentes de Sem e se fixaram em Sinear, e disseram: “Vamos fazer tijolos e queimá-los bem”. Usavam tijolos para construir e piche em vez de argamassa. “Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus”. Eles eram muito inteligentes. O plano de Deus era que os povos se espalhassem pela Terra, e não que se amontoassem em cidades.
O Senhor desceu para ver o que os homens estavam construindo, e disse: “Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir seus planos. Confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros”.
Assim o Senhor os dispersou por toda a terra, e pararam de construir a cidade. Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mundo. Isso foi necessário porque Deus pois seus intentos eram maus.
A descendência de Sem até Abraão (v.10-25):
  • Sem era da idade de 100 anos quando gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio. Viveu mais 500 anos e gerou filhos e filhas. Todos os seus descendentes geraram filhos e filhas durante suas vidas;
  • Arfaxade gerou Salá aos 35 anos e viveu mais 403 anos;
  • Aos 30 anos, Salá gerou Héber e viveu mais 403 anos;
  • Aos 34 anos, Héber gerou Pelegue e viveu 430 anos;
  • Aos 30 anos, Pelegue gerou Reú e viveu mais 209 anos;
  • Aos 32 anos, Reú gerou Serugue e viveu mais 207 anos;
  • Aos 30 anos, Serugue gerou Naor e viveu mais 200 anos;
  • Aos 29 anos, Naor gerou Terá e viveu mais 119 anos;
  • Aos 70 anos, Terá havia gerado Abrão, Naor e Harã.

Os descendentes de Sem foram escolhidos por Deus para fazer a Sua obra. Antes do diluvio a paternidade ocorria, em média, aos 117 anos, depois diminuiu para 30-35 anos. O mesmo ocorreu com o tempo de vida que foi caindo cada vez mais, em função das mudanças climaticas, e da alimentação carnívora (eram vegetarianos).

A família de Terá (v.26-32):
Terá gerou Abrão (o mais novo), Naor e Harã ( mais velho). E Harã gerou Ló. Harã morreu em Ur dos caldeus, sua terra natal, quando ainda vivia Terá, seu pai. Abrão casou com Sarai, e Naor com Milca, filha de Harã.
Sarai era estéril (não podia ter filhos), e era meio-irmã de Abrão (filha do segundo casamento de Terá). Abrão foi chamado por Deus para uma grande missão.
Terá tomou seu filho Abrão e Sarai, e seu neto Ló, filho de Harã, e juntos partiram de Ur dos caldeus para Canaã. Se estabeleceram nessa cidade. Terá morreu aos 205 anos em Harã. Com a morte de Terá, Abraão levou adiante o chamado de Deus e partiu para Canaã.

Deus conhece as intenções em nosso coração. Sabia que os motivos dos moradores de Babel em construir uma torre até os céus, iam contra Seus  planos, que era de se dispersarem pela Terra para povoá-la, e não se concentrarem em um único lugar, como nos prédios de hoje. Os planos de Deus se cumprem apesar de nós. Façamos a vontade de Deus e não a nossa.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA