… até o lugar do altar, que outrora tinha feito; e aí Abrão invocou o nome do Senhor. Gênesis 13:4

Em Gênesis 13, Abrão sai do Egito e vai para o Neguebe, com Sarai, suas posses, e Ló com sua família. Abrão tinha enriquecido muito, em gado, prata e ouro. Do Neguebe foi para Betel, onde já havia armado acampamento anteriormente e tinha construído um altar pela primeira vez, e invocou o nome do Senhor. (v.1-4)
Foi pela misericórdia de Deus que Abraão voltou em segurança do Egito.
Ló também possuía rebanhos e tendas. Não podiam morar juntos na mesma região, porque possuíam tantos bens que a terra não podia sustentá-los. Surgiu uma desavença entre os pastores dos rebanhos de ambos (v.5-7).
A prosperidade de Abraão se estendeu a Ló, o único membro da família de Tera que obedeceu à ordem de Deus.
Abrão disse a Ló: Não haja desavença entre nós, afinal somos irmãos! Aí está a terra inteira diante de você. Vamos separar-nos. Se você for para a esquerda, irei para a direita; e vice-versa. Ló e viu todo o vale do Jordão, irrigado, até Zoar; era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito. Escolheu essa região e partiu em direção leste, próximo a Sodoma. Abrão ficou na terra de Canaã. Os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o Senhor (v.8-13).
Ansioso para evitar discórdia e inimizade com o sobrinho, Abraão renunciou a seus direitos em favor da paz e, ao fazê-lo, conquistou o mais elevado respeito. A escolha de Ló foi fatídica, e o levou a uma série de experiências infelizes que colocaram em perigo sua vida e a família.
Disse o Senhor a Abrão: Olhe para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste, até onde sua vista alcançar: toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre. Tornarei a sua descendência tão numerosa como o pó da terra. Percorra esta terra de um lado a outro, porque eu a darei a você. Então Abrão mudou seu acampamento e passou a viver próximo aos carvalhos de Manre, em Hebrom, onde construiu um altar dedicado ao Senhor. (v.14-18). Esta é a quarta ocasião em que Deus Se dirige diretamente ao patriarca.
Abrão era um homem muito rico. Na separação de Ló, ele abriu mão de seus direitos permitindo que ele escolhesse as terras para onde queria ir. Esse comportamento vinha de um relacionamento intimo com Deus. Por todos os locais por onde Abraão passava, e instalava suas tendas, erguia um altar ao Senhor e o adorava, invocando Seu nome. Em um tempo em que ninguém tem tempo para nada, e olha apenas os seus próprios interesses, aprendemos com Abraão, a humildade de permitir que os outros escolham antes de nós, pois a nossa escolha já foi feita, que é servir ao Senhor.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA