… até o lugar do altar, que outrora tinha feito; e aí Abrão invocou o nome do Senhor. Gênesis 13:4
Em Gênesis 13, Abrão sai do Egito e vai para o Neguebe, com Sarai, suas posses, e Ló com sua família. Abrão tinha enriquecido muito, em gado, prata e ouro. Do Neguebe foi para Betel, onde já havia armado acampamento anteriormente e tinha construído um altar pela primeira vez, e invocou o nome do Senhor. (v.1-4)
Foi pela misericórdia de Deus que Abraão voltou em segurança do Egito.
Ló também possuía rebanhos e tendas. Não podiam morar juntos na mesma região, porque possuíam tantos bens que a terra não podia sustentá-los. Surgiu uma desavença entre os pastores dos rebanhos de ambos (v.5-7).
A prosperidade de Abraão se estendeu a Ló, o único membro da família de Tera que obedeceu à ordem de Deus.
Abrão disse a Ló: Não haja desavença entre nós, afinal somos irmãos! Aí está a terra inteira diante de você. Vamos separar-nos. Se você for para a esquerda, irei para a direita; e vice-versa. Ló e viu todo o vale do Jordão, irrigado, até Zoar; era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito. Escolheu essa região e partiu em direção leste, próximo a Sodoma. Abrão ficou na terra de Canaã. Os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o Senhor (v.8-13).
Ansioso para evitar discórdia e inimizade com o sobrinho, Abraão renunciou a seus direitos em favor da paz e, ao fazê-lo, conquistou o mais elevado respeito. A escolha de Ló foi fatídica, e o levou a uma série de experiências infelizes que colocaram em perigo sua vida e a família.
Disse o Senhor a Abrão: Olhe para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste, até onde sua vista alcançar: toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre. Tornarei a sua descendência tão numerosa como o pó da terra. Percorra esta terra de um lado a outro, porque eu a darei a você. Então Abrão mudou seu acampamento e passou a viver próximo aos carvalhos de Manre, em Hebrom, onde construiu um altar dedicado ao Senhor. (v.14-18). Esta é a quarta ocasião em que Deus Se dirige diretamente ao patriarca.