Então, disse Samuel a Saul: Precedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o SENHOR confirmado o teu reino sobre Israel para sempre.                        I Samuel 13:13
Em I Samuel 13, quando Saul estava no segundo ano de seu reinado, escolheu 3.000 homens de Israel para seu exército, sendo ficariam 2.000 com ele, e os demais com Jônatas. Jônatas derrotou os filisteus que estavam em Gibeá, e isso revoltou os inimigos, que se ajuntaram para a peleja, e seu exército era composto de 30.000 carros, 6.000 cavaleiros e uma multidão como a areia do mar. Saul convocou todo o Israel para a batalha, mas, o povo, ao ver o tamanho do exército inimigo fugiu, e os que ficaram com Saul estavam com muito medo  (v.1-7).
Samuel orientara Saul a esperar por sete dias, pois ele viria para orar e confirmar seu reino. No sétimo dia, como Samuel demorasse para chegar, Saul ofereceu holocaustos ao SENHOR. Mal acabara de oferece-los, Samuel chegou e o repreendeu por não ter esperado: “O que você fez?… Você agiu com um tolo”. Saul argumentou que seus soldados estavam debandando, mas Samuel lhe disse que por ele não ter obedecido as ordens de Deus, “Seu reino não subsistir,na terra de Benjamim. Saul contou seus homens, e agora tinha apenas 600 soldados, sem armas, pois somente ele e Jônatas possuíam espadas (v.8-22).
O que fazer em uma situação dessas? De um lado, o exército inimigo, com seus milhares de carros, cavaleiros, uma multidão incontável, e do outro lado somente Saul, Jônatas e um exército de 600 homens, tendo apenas 2 espadas? Será que se justifica a atitude de Saul? Samuel disse que não, e ainda por cima, por ter desobedecido ao Senhor,  ele iria perder o reino. Quando olhamos apenas para a situação e esquecemos que Deus está no comando, somos levados a tomar decisões precipitadas e erradas. Deus sempre tem solução para nossos problemas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA