Era Acazias  de vinte e dois anos de idade quando começou a reinar e reinou um ano em Jerusalém. – II Crônicas 22:2

Em II Crônicas 22  com a morte de Jeorão, Acazias, seu filho mais novo, é proclamado rei. Os saqueadores árabes tinham matado todos os filhos mais velhos de Jeorão. Por influência de sua mãe, Atalia, Acazias fez um péssimo governo e teve morte prematura. Reinou apenas um ano. Jorão, filho de Acabe, reinava em Israel, quando Acazias, começou a reinar em Judá aos 22 anos. Tendo sua mãe por “sua conselheira, para proceder impiamente… andou nos caminhos de Acabe… e fez o que era mal aos olhos do SENHOR, para a sua perdição”. Juntamente com Jorão, foi a Ramote-Gileade, à peleja contra Hazael, rei da Síria, onde Jorão foi ferido e retornou à Jezreel  (v.1-5).

Nesse tempo, o profeta Eliseu mandou um dos filhos dos profetas a Ramote-Gileade, ungir Jeú como rei de Israel. Jeú estava comandando o exército combinado de Israel e Judá contra os sírios. Esse mensageiro disse: “Ungi-te rei sobre o povo do SENHOR, sobre Israel… e ferirás a casa de Acabe, teu senhor… para que Eu vingue o sangue de Meus servos, os profetas, e de todos os servos do SENHOR, da mão de Jezabel. E toda a casa de Acabe perecerá” (II Reis 9:6-8).

Imediatamente Jeú dirigiu-se a Jezreel, onde deu início à obra de execução de Jorão de Israel, Acazias de Judá, e Jezabel, a rainha-mãe, e toda a descendência de Acabe. “Foi da vontade de Deus que Acazias, para a sua ruína, fosse visitar a Jorão”. Jeú matou a todos da casa de Acabe, e os príncipes de Judá e os filhos dos irmãos de Acazias. Atalia, ao saber que seu filho era morto, levantou-se e destruiu toda a descendência real da casa de Judá, e passou a reinar no país (v.6-12).

Apenas Joás, filho de Acazias,  não foi morto, pois Jeosabeate, sua tia e esposa do sumo sacerdote Joiada, o escondeu em um quarto no tabernáculo. Quem é o teu conselheiro? Suas decisões são semelhantes as de Acazias, influenciado por sua mãe e seus tios? Ou busca conselho em Deus e Sua Palavra?

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA