Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça. 2 Timóteo 3:16

Você é do tipo que aceita todos os ensinos das Escrituras e procura pautar a vida por eles, ou é do tipo que rejeita alguns ensinos sagrados e segue apenas as partes que combinam com seu modo de pensar? Algumas pessoas tentam criar seus próprios cânones.

Marcião de Sinope foi um bispo do início do cristianismo que viveu do ano 85 ao 160 aproximadamente. Sua teologia tinha idéias estranhas, e ele acabou sendo declarado herege. Para Marcião, o Deus do Antigo Testamento, que ele chamava de Demiurgo, era incompatível com o evangelho de Jesus apresentado no Novo Testamento. Assim, descartou a Bíblia hebraica e propôs um cânon composto por duas partes: o Evangelikon, uma versão do evangelho de Lucas, e o Apostolikon, uma seleção de dez cartas do apóstolo Paulo, que ele considerava o verdadeiro intérprete de Cristo.

Séculos mais tarde, Thomas Jefferson (1743-1826), o principal autor da Declaração da Independência dos Estados Unidos e o terceiro presidente do país, fez uma colagem de partes da Bíblia e criou um cânon que ficou conhecido como a Bíblia de Jefferson. Nesse livro, todos os aspectos sobrenaturais dos evangelhos foram eliminados. Anjos, profecias e milagres desapareceram da Bíblia de Jefferson.

Conheci um líder de uma denominação protestante que via tanta oposição entre a lei e o evangelho que, se dependesse dele, todas as referências positivas à lei seriam eliminadas. Seu cânon incluía apenas o que ele considerava importante.

Outro pastor era tão fanático pela razão, que tentava descartar todo traço de emoção encontrado na Bíblia. Alegria, sentimento e coração eram palavras peri­gosas. Aparentemente, no cânon dele, o Salmo 51 não deveria dizer “cria em mim um coração puro”, mas “cria em mim uma mente pura”; e Davi não era “um homem segundo o coração de Deus” (ver 1Sm 13:14), mas “um homem segundo o lóbulo frontal de Deus”!

Como é o seu cânon? Você enfatiza apenas o que lhe interessa e descarta as partes que não combinam com suas crenças?

A Bíblia é a Palavra de Deus para nós, e todos seus ensinos são importantes para nossa vida. Todos nós temos algum viés em nossa maneira de pensar e, por isso, as verdades bíblicas servem para corrigir as falhas de nossa teologia. Em vez de recortar as Escrituras e criar um cânon pessoal, deixe o cânon total das Escrituras esquadrinhar seu pensamento e mudar sua vida.ii-timoteo-3_16

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA