O rei Josias fez ele o que era reto perante o SENHOR, andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda. – II Reis 22:2

Em II Reis 22, após o péssimo reinado de Manassés e Amom, Judá, finalmente, tem um rei que andou nos caminhos do SENHOR. Josias começou a reinar aos 8 anos, e reinou por 31 anos. Fez o que era reto diante do SENHOR, e andou em todo o caminho de Davi e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda. Jerusalém volta a respirar um pouco de paz, e andar nos caminhos do SENHOR (v,1-2).

Uma das principais obras de Josias, foi reparar o templo, tanto com obras de carpintaria como de alvenaria, mandou contar todo o dinheiro arrecadado junto ao povo, e entregar nas mãos dos responsáveis pela reforma da Casa do SENHOR, e sem pedir contas dos trabalhadores, pois procediam com fidelidade. Durante as obras, o sumo sacerdote Hilquias, achou o Livro da Lei na Casa do SENHOR, e o entregou a Safã, o escrivão do rei Josias, para que lesse para o rei (v.3-10).

Josias já havia purificado Judá e Jerusalém, de toda obra que seu pai e seu avo haviam feito, destruindo  os postes-ídolos e as imagens de escultura e de fundição (II Cronicas 34:3-7). Quando o rei ouviu as palavras do Livro da Lei rasgou suas vestes e enviou alguns de seus homens de confiança para consultar Hulda, a profetisa, sobre os planos de Deus descritos no Livro da Lei. Ela confirmou que o SENHOR estava irado com o povo, devido a idolatria e a terem virado as costas para Ele, mas, quanto ao rei Josias, por ter se humilhado perante o SENHOR, descansaria antes que estas coisas acontecessem (v.11-20).

Apesar do péssimo exemplo de seu avô e do pai, Josias não se deixou influenciar, e buscou os caminhos do SENHOR desde cedo, e foi uma grande bênção para o povo de Judá, e perante Deus. Não importa o tipo de vida que levamos até conhecer a Jesus, pois o poder do Espírito Santo pode nos transformar, desde que queiramos e permitamos o Seu trabalho em nossa vida.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA