Então o homem disse: “Deixe-me ir, pois o dia já desponta”. Mas Jacó lhe respondeu: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes”. – Gênesis 32:26

Jacó encontra com os anjos (V.1-2):
Em Gênesis 32, após se despedir de Labão, Jacó seguiu o seu caminho, e anjos de Deus vieram ao seu encontro. Ao avista-los disse: “Este é o acampamento (Maanaim) de Deus!” Era a confirmação da direção de Deus.
Jacó envia presentes a Esaú (v.3-21):
Jacó mandou mensageiros a seu irmão Esaú, na região de Seir, em Edom, com o seguinte recado: “Assim diz teu servo Jacó: Tenho rebanhos, servos e servas. Envio-te esta mensagem na esperança de que me recebas bem”. Jacó queria que Esaú entendesse que não voltava pela herança de Isaque.
Os mensageiros voltaram e disseram a Jacó: “Esaú está vindo com 400 homens”. Jacó temeu e se angustiou, pois, aparentemente Esaú não estava bem intencionado. Dividiu em dois grupos  os que estavam com ele, e os rebanhos, pois pensou: “Se Esaú vier e atacar um dos grupos, o outro poderá escapar”.
Jacó orou à Deus cobrando as promessas: “Volte para a sua terra e para os seus parentes e eu o farei prosperar”. Depois reconheceu a sua indignidade diante de Deus, e lembrou das bênçãos recebidas, pois fora apenas com o cajado para Harã, e agora voltava com sua família, servos, rebanhos e muitas riquezas. Então orou: “Livra-me das mãos de Esaú, pois tenho medo que ele nos ataque”. Nesta oração ele expressa: humildade / reconhecimento das bênçãos de Deus / súplica por proteção / repetição das promessas / apreciação pelas providências passadas.
Ao amanhecer, separou um presente de seus rebanhos para Esaú, e os enviou com seus servos, e disse-lhes: “Vão à minha frente e mantenham certa distância entre um rebanho e outro. Quando encontrarem meu irmão digam-lhe que são meus servos e este é um presente para o meu senhor Esaú”. Pensava assim em apaziguar Esaú.
Jacó luta com Deus (v.22-32):
Naquela noite Jacó tomou suas esposas, servas e filhos para atravessar o vau do Jaboque. Depois fez passar também tudo o que possuía. Ficou só, ou quase, pois apareceu um homem e se pôs a lutar com ele até o amanhecer.  Por fim, o homem tocou em sua coxa, e a deslocou. Então disse: “Deixe-me ir, pois o dia já desponta”.  Jacó respondeu: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes”. Então disse o homem: “Seu nome não será mais Jacó (enganador), mas sim Israel (luta com Deus), pois como principe lutaste com Deus e com os homens e prrevaleceu”. E o abençoou ali.
A grande transformação espiritual ocorrida em Jacó foi simbolizada pela mudança de nome que indicava a natureza de seu novo relacionamento com Deus. Jacó chamou àquele lugar Peniel  pois “Vi a Deus face a face e minha vida foi poupada”. Ao nascer do sol atravessou Peniel, mancando de uma coxa.
Apesar de Jacó  ter orado a Deus, clamando por Sua ajuda, achou que deveria agir também, e separou um grande presente para seu irmão. Montou toda uma estratégia para acalmar o seu irmão e reverter a situação. Confiou em Deus, mas, montou um plano alternativo, para o caso de Deus não fazer aquilo que ele esperava. Durante toda a noite lutou com Deus, e o Senhor o abençoou, mudando o seu nome para Israel. Precisamos lutar com Deus, e aguardar que Ele haja em nossa defesa.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA