E separarás os levitas do meio dos filhos de Israel; os levitas serão meus. – Números 8:14

Em Números 8, Deus orienta Moisés a instruir Arão quanto ao posicionamento do candelabro, que deveria iluminar o espaço a frente dele, com suas sete lâmpadas (v.1-4).

Deus também reafirma ter separado os levitas para Sí, no lugar dos primogênitos de Israel (v.14; 16-19). Eles participariam do serviço no santuário, ajudando a Arão e seus filhos (v.19). mas antes de se dedicarem a esse serviço, deveriam ser purificados, e apresentados diante de Deus (v.5-15).

Esse processo de purificação envolvia: – aspergir sobre eles a água da expiação, ou melhor, a água da transgressão, a água que lava a transgressão e assim a retira (v.7);
– passar a navalha sobre todo o corpo e lavar as roupas (v.7);
– tomar um novilho com a sua oferta de manjares de flor de farinha, amassada com azeite e outro novilho para a oferta pelo pecado (v.8);
– apresentá-los diante da comunidade, e estes imporiam suas mãos sobre os levitas e Arão, com as mãos levantadas, os apresentaria ao Senhor como oferta especial dos israelitas, os consagrando ao serviço do Senhor (v.9-11).

Deus passa as orientações direto a Moisés, que por sua vez passava-as para Arão executar, e aqui isso acontece por 3 vezes (v.1, 5, 23). Os levitas deveriam servir ao SENHOR dos 25 aos 50 anos. Então lhes restava o privilégio de realizar serviços menores no santuário em caráter voluntário, como uma distinção honorária (v.24-26). Não era aposentado arbitrariamente contra a sua vontade. Deus se preocupa com cada detalhe para que tudo seja feito para honra e glória de Seu nome. Ele também se preocupa com a aposentadoria de Seus filhos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA