… Destruirás o justo com o ímpio?… Longe de ti o fazeres tal coisa… Eis que me atrevo a falar ao Senhor, eu que sou pó… Não se ire o Senhor, falarei ainda: Se houver, porventura, ali dez? Gênesis 18:22-33

Em Gênesis 18, Deus aparece novamente a Abraão, juntamente com dois anjos, para confirmar o nascimento de Isaque para o ano seguinte, e anunciar a destruição de Sodoma e Gomorra,

Recepcionando anjos de Deus (v.1-8):

O Senhor apareceu a Abraão na hora mais quente do dia. Abraão viu três homens em pé, a pouca distância e correu ao encontro deles. Disse ele: “Meu senhor, se mereço o seu favor, não passe pelo seu servo sem fazer uma parada. Mandarei buscar água para que lavem os pés e descansem. Vou trazer-lhes o que comer, para que recuperem as forças e prossigam pelo caminho”. Responderam: “Está bem; faça como está dizendo”. Este fato deve ter ocorrido pouco tempo após o relato do capítulo 17.
Abraão disse a Sara: “Depressa, pegue da melhor farinha, amasse-a e faça uns pães”. Depois correu ao rebanho e escolheu o melhor novilho, e o deu a um servo para prepará-lo. Trouxe coalhada, leite e o novilho e os serviu. Enquanto comiam, ele ficou perto deles em pé, debaixo da árvore.
Deus confirma a promessa de um filho para Abraão e Sara (v.9-15):
Deus perguntou: “Onde está Sara?” Então disse: “Voltarei a você na primavera, e Sara, terá um filho”. Sara escutava tudo. Ela já tinha passado da idade de ter filhos. Por isso riu consigo mesma, e pensou: “Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer?”
Disse o Senhor a Abraão: Por que Sara riu e disse: “Poderei dar à luz, agora que sou idosa?” Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Sara terá um filho”. Sara teve medo, e mentiu: “Eu não ri”. Mas ele disse: “Não negue, você riu”.  Essa promessa já havia sido feita a Abraão, e ele se riu (17:17). Agora o Senhor repreende Sara por ter rido.
Deus anuncia  a destruição de Sodoma e Gomorra (v.16-21):
Quando partiram avistaram Sodoma; e Abraão os acompanhou para despedir-se. Então o Senhor disse: “Esconderei de Abraão o que estou para fazer? Abraão será o pai de uma nação grande e poderosa, e por meio dele as nações da terra serão abençoadas. Eu o escolhi, para ordenar seus filhos e descendentes à se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que as promessas se cumpram”. Abraão é chamado de Amigo de Deus (2 Cr.20:7; Isaías 41:8). Deus achou apropriado falar-lhe sobre o que iriam fazer.
Disse-lhe o Senhor: As acusações contra Sodoma e Gomorra são tantas e o seu pecado é grave,  já ultrapassaram os limites aceitáveis por Deus, e sua destruição era iminente.
Abraão intercede por Sodoma (v.22-33):
Abraão disse:” Exterminarás o justo com o ímpio? E se houver 50 justos na cidade? Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio”.  Ele tornou a falar: E se houver apenas 45 justos? Destruirás a cidade por causa dos 45?”  Ainda perguntou por 30 ou 20 e até apenas 10 justos. E Deus respondeu: “Por amor aos 10 não a destruirei”. Tendo acabado de falar com Abraão, o Senhor partiu, e Abraão voltou para casa.
Abraão intercedeu por Sodoma e Gomorra, preocupado com o destino de seu sobrinho Ló e família. Por diversas vezes ele falou ao Senhor, não querendo ser atrevido, ou provocar a ira de Deus para com ele, mas em todas as suas intervenções, o Senhor, pacientemente lhe respondeu e disse que atenderia sua solicitação, caso houvesse esse número de pessoas, justas, nas cidades.
Precisamos aprender a interceder pelos nossos familiares, amigos, vizinhos, para que Deus opere um milagre na vida dessas pessoas. Fico maravilhado de ver a forma com que Abraão se dirigia à Deus. Ele conversava com Deus, realmente como com um grande amigo. Essa é a forma como Deus gosta que nos dirijamos a Ele, como um amigo, um pai que nos ama de verdade.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA