O Senhor ordenou a Moisés que nos entregasse uma porção de terra como herança junto a nossos parentes. Josué 17:4

Em Josué 17, temos a divisão de terras a outra meia tribo de Manassés, uma vez que metade da tribo, os gileaditas, guerreiros valentes, já haviam recebido sua porção a leste do rio Jordão (v.1-2).

Zelofeade, descendente de Manassés, não teve filhos, mas somente filhas: Maala, Noa, Hogla, Milca e Tirza. Elas foram ao sacerdote Eleazar, a Josué, e aos líderes israelitas e disseram: “O Senhor ordenou a Moisés que nos entregue uma porção de terra como herança junto a nossos parentes”. Então Josué lhes deu uma herança entre os irmãos de seu pai (v.3-4).

Os descendentes de Manassés não conseguiram ocupar algumas das cidades herdadas, pois os cananeus estavam determinados a permanecer naquela região.

  • Então perguntaram a Josué: “Por que você nos deu apenas uma porção de terra como herança, uma vez que o Senhor nos tornou um povo tão numeroso?”
  • Josué respondeu: “Se são tão numerosos, abram espaço nos bosques onde habitam os ferezeus e os refains”.
  • Mas eles disseram: ” Todos os cananeus do vale, têm carros de guerra com rodas de ferro, são fortes demais para nós.
  • Josué respondeu: “Uma vez que vocês são numerosos e fortes, receberão mais uma porção: os bosques na região montanhosa também serão seus. Embora os cananeus sejam fortes e tenham carros de guerra, vocês conseguirão expulsá-los” (v.12-18).

Na verdade Josué disse o seguinte a eles: “Se vocês são um povo tão grande graças às bênçãos de Deus, então Ele continuará a abençoá-los na conquista da terra. Vocês são bem capazes de cuidar de si mesmos”. Interessante como de repente esquecemos do poder de Deus, depois de anos sob a proteção e o comando dEle.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA