Os israelitas perguntaram ao Senhor: “Qual das tribos deve ser a primeira a atacar os cananeus?” Juízes 1:1

Juízes 1 relata as novas conquistas dos israelitas. Após a divisão das terras, cada tribo foi ocupar o seu território. Consultaram ao Senhor para saber qual tribo deveria ser a primeira a atacar os cananeus. O Senhor indicou Judá, e acrescentou que já havia entregue a terra em suas mãos. (v.1-2).

Judá convidou o povo de Simeão a os acompanhar nessa jornada, e em troca, os ajudariam a conquistar os seus territórios. Mataram dez mil guerreiros inimigos e prenderam o seu rei, Adoni-Bezeque. Cortaram os polegares das mãos e dos pés, da mesma forma que ele havia feito a outros 70 reis (v.3-7).

Conquistaram Jerusalém, a região montanhosa do Neguebe e Hebrom. Esta ultima foi conquistada por Calebe, que deu sua filha em casamento a quem atacasse e tomasse Quiriate-Sefer, e Otoniel o fez. Judá, juntamento com a tribo de Simeão, ainda conquistaram Zefate (Hormá), Gaza, Ascalom e Ecrom (v.8-18).

Apesar das conquistas sob os cuidados de Deus, temeram enfrentar os habitantes da planície, pois eles tinham carros de guerra com rodas de ferro (v.19-20).

As demais tribos pouco conseguiram avançar em suas conquistas:

  • Benjamim – não conseguiu expulsar os jebuseus;
  • Efraim e a meia tribo de Manassés – com o auxilio de um morador local, conseguiram invadir e destruir Betel;
  • Manassés – não conseguiu expulsar seus vizinhos, mas, com o tempo, submeteu-os a trabalhos forçados;
  • Efraim – os cananeu continuaram a viver no meio deles;
  • Zebulom – idem a Efraim;
  • Aser – idem;
  • Naftali – também se instalou entre os cananeus;
  • Dã – os amorreus os obrigaram a voltar para a região montanhosa, mas com a ajuda dos efraimitas, atacaram seus inimigos, obrigando-os a fazerem tratados de paz e se submeterem (v.21-36).

As vitórias do povo de Israel, só ocorreriam quando eles estivessem apegados a Deus e obedecessem Sua Palavra. Isso ainda vale hoje em dia.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA