Mas, se vocês se recusarem a servir ao Senhor, escolham hoje a quem servirão… Quanto a mim, eu e minha família serviremos ao Senhor. Josué 24:15

Em Josué 24, temos o último discurso de Josué. Após reunir todas as tribos de Israel em Siquém, fez uma retrospectiva ao povo, desde o chamado de Deus à Abraão, que vivia além do rio Eufrates, onde serviam a outros deuses e o conduziu à terra de Canaã. Deu-lhe muitos descendentes, através de Isaque, e a este deu Jacó e Esaú. Os filhos de Jacó foram para o Egito, atrás de alimento (v.1-4).

Deus mandou Moisés e Arão para tirá-los de Egito. Enviou pragas terríveis sobre essa nação, e no Mar Vermelho, ao clamor do povo, colocou uma nuvem escura separando os israelitas e os egípcios. Fez o mar desabar sobre os egípcios. Trouxe seu povo à terra dos amorreus. que lutaram contra eles, mas foram destruídos por Deus. Não ouviu a Balaão, convocado pelos moabitas, e ainda o fez abençoa-los (v.5-10).

Receberam terras que não cultivaram. Josué apelou: “Portanto temam o Senhor e sirvam-no de todo o coração”. Lancem fora os ídolos e sirvam somente ao Senhor. “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. O povo respondeu: “Jamais abandonaríamos o Senhor para servir outros deuses!” (v.11-18).

“Deus não perdoará sua rebeldia e pecados. Se servirem outros deusese e abandonarem o Senhor, Ele se voltará contra vocês”. Fez uma aliança com o povo e lhes deu decretos e estatutos para obedecerem. Ergueu uma grande pedra junto ao santuário do Senhor, como “testemunha contra vocês se não cumprirem o que prometeram a Deus”. Josué então se despediu do povo (v.19-28).

Josué morreu com 110 anos, e foi sepultado em suas terras. Os ossos de José, trazidos do Egito, foram enterrados em Siquém, no terreno que Jacó havia comprado por 100 peças de prata. Também faleceu Eleazar, filho de Arão, e foi sepultado nas montanhas de Efraim. O povo de Israel serviu ao Senhor durante toda a vida de Josué e das autoridades que viram todos os sinais que o Senhor fizera (v.29-33).

Josué foi um exemplo para todo o povo, um ponto de referência para que eles soubessem realmente o que Deus deseja de Seu povo. Nós também fomos chamados para fazer a diferença.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA