Tudo isso acontecerá se vocês obedecerem fielmente as ordens do Senhor, seu Deus. Zacarias 6:15

Em Zacarias 6, o profeta recebe a oitava visão, sobre 4 misteriosos carros de guerra, puxados por cavalos. Cada carro tem cavalos de diferentes cores: vermelho no primeiro, pretos no segundo, brancos no terceiro e baios no quarto. Também é orientado quanto a um presente que virá de Babilônia, para ajudar na construção do templo, e para a confecção de uma coroa para o sumo sacerdote Josué.

Quatro carros de guerra (v.1-8):
Então levantei os olhos novamente e vi quatro carros de guerra que saíam de entre dois montes de bronze. Cavalos vermelhos puxavam o primeiro carro, cavalos pretos puxavam o segundo, cavalos brancos puxavam o terceiro, e cavalos malhados e fortes puxavam o quarto.
“O que significam estes cavalos, meu senhor?”, perguntei ao anjo que falava comigo. O anjo respondeu: “Eles são os quatro espíritos do céu que estão diante do Senhor de toda a terra. Saem para fazer o trabalho dele.
O carro de guerra com cavalos pretos vai para o norte, o com cavalos brancos vai para o oeste e o com cavalos malhados vai para o sul”.
Os cavalos fortes estavam impacientes para sair e percorrer a terra. Então o Senhor disse: “Vão e percorram a terra!”, e eles partiram de imediato. Em seguida, o Senhor me chamou e disse: “Veja, os que foram para o norte deram descanso ao meu Espírito ali na terra do norte”.
A coroação de Josué (v.9-15):
Então recebi outra mensagem do Senhor: “Heldai, Tobias e Jedaías trarão presentes de prata e de ouro dos judeus exilados na Babilônia. Assim que chegarem, vá ao encontro deles na casa de Josias, filho de Sofonias. Aceite os presentes e faça uma coroa usando o ouro e a prata. Depois, coloque-a na cabeça do sumo sacerdote Josué. Diga-lhe: ‘Assim diz o Senhor dos Exércitos: Aqui está o homem chamado Renovo. Ele brotará de seu lugar e construirá o templo do Senhor. Sim, ele construirá o templo do Senhor. Então receberá a honra devida e, de seu trono, governará como rei. De seu trono, também servirá como sacerdote, e haverá harmonia perfeita entre as duas funções’.
“A coroa será um memorial no templo do Senhor para honrar aqueles que a ofereceram: Heldai, Tobias, Jedaías e Josias, filho de Sofonias”.
Pessoas virão de terras distantes para reconstruir o templo do Senhor. Quando isso acontecer, vocês saberão que o Senhor dos Exércitos me enviou. Tudo isso acontecerá se vocês obedecerem fielmente às ordens do Senhor, seu Deus.

Neste ultimo versiculo aparece o “se”. Os judeus poderiam ter formado o núcleo da casa espiritual de Deus. No entanto, as promessas feitas a eles eram condicionais, como claramente indicado aqui. Mesmo assim, a despeito da falha humana, os propósitos da vontade de Deus avançarão continuamente e serão realizados por meio daqueles que, em cada nação, constituem Sua casa espiritual hoje.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA