Os governantes julgam conforme os subornos que recebem, os sacerdotes cobram para ensinar a lei, os profetas só profetizam quando são pagos, e, no entanto, todos afirmam depender do Senhor. Miqueias 3:11

Em Miqueias 3, o profeta fala sobre a hipocrisia dos líderes, que exploram o povo, que julgam conforme o suborno recebido, que cobram para ensinar a Palavra de Deus ao povo e os profetas se vendem para profetizar o que é agradável à essas pessoas. Mas, o fim deles está mais próximo do que podem esperar.

Julgamento contra os líderes de Israel (v.1-12):
Eu disse: “Ouçam, líderes de Israel! Vocês deveriam saber o que é certo,
mas odeiam o bem e amam o mal. Esfolam meu povo e arrancam a carne de seus ossos. Sim, comem a carne de meu povo; arrancam sua pele e quebram seus ossos. Cortam-no em pedaços, como carne para a panela. Então, na hora da aflição, clamam ao Senhor; esperam mesmo que ele responda? Depois de todo o mal que fizeram, ele nem olhará para vocês!”.
Assim diz o Senhor: “Vocês, falsos profetas, fazem meu povo se desviar! Prometem paz aos que lhes dão comida, mas anunciam guerra aos que não os alimentam. Agora, a noite se fechará ao seu redor e acabará com suas visões. A escuridão os cobrirá e dará fim a suas predições. O sol se porá para os profetas, e seu dia chegará ao fim. Então vocês, videntes, serão envergonhados, e vocês, adivinhos, serão humilhados. Cobrirão a boca, porque não há resposta de Deus”.
Quanto a mim, estou cheio de poder, cheio do Espírito do Senhor. Estou cheio de justiça e força para anunciar o pecado e a rebeldia de Israel.
Escutem, líderes de Israel! Vocês odeiam a justiça e distorcem o que é certo. Constroem Jerusalém sobre um alicerce de homicídio e corrupção. Julgam conforme os subornos que recebem, os sacerdotes cobram para ensinar a lei, os profetas só profetizam quando são pagos, e, no entanto, todos afirmam depender do Senhor.
Dizem: “Nenhum mal nos acontecerá, pois o Senhor está em nosso meio”. Por causa de vocês, o monte Sião será arado como um campo; Jerusalém será transformada num monte de ruínas. Crescerá mato na colina, onde hoje fica o templo.

A longanimidade de Deus tem um limite. Deus é paciente, pois espera que todos se arrependam, e se voltem para ele. Mas, essa espera não dura para sempre. Vem o tempo do acerto de contas, e aqueles que se acham acima da lei de Deus serão os primeiros a serem destruídos. Falta pouco para a volta de Cristo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA