Embora as nações ao redor sigam seus deuses, nós seguiremos o Senhor, nosso Deus para sempre. Êxodo 4:5

Em Miqueias 4, depois do pronunciamento do juízo sobre Sião, Miqueias se volta abruptamente para as promessas de restauração.

O reino futuro do Senhor (v.1-5):
Nos últimos dias, o monte da casa do Senhor será o mais alto de todos. Será elevado acima das colinas, e povos de todo o mundo irão até lá.
Gente de muitas nações virá e dirá: “Venham, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó. Ali ele nos ensinará como devemos viver e andaremos em seus caminhos”. Pois a lei do Senhor sairá de Sião; sua palavra sairá de Jerusalém.
O Senhor será mediador entre povos e resolverá conflitos entre nações poderosas e distantes. Elas forjarão suas espadas para fazer arados e transformarão suas lanças em podadeiras. As nações já não lutarão entre si, nem treinarão mais para a guerra. Todos viverão em paz, sentados sob suas videiras e figueiras, pois não haverá nada a temer. Assim prometeu o Senhor dos Exércitos! Embora as nações ao redor sigam seus deuses, nós seguiremos o Senhor, nosso Deus, para sempre.
Israel volta do exílio (v.6-13:)
“Naquele dia”, diz o Senhor, “reunirei os fracos, os que foram exilados, aqueles a quem feri. Os fracos sobreviverão como um remanescente, os exilados se tornarão uma nação forte. Então eu, o Senhor, reinarei sobre eles no monte Sião, para sempre.” Quanto a você, bela Sião, fortaleza do povo de Deus, voltará a ter força e poder soberano. O reino de minha preciosa Jerusalém será restaurado.
Agora, por que grita de terror? Acaso não tem rei para governá-la? Morreram todos os seus sábios? Sim, você foi tomada de dor como a mulher que dá à luz. Contorçam-se e gemam, como a mulher em trabalho de parto, pois terão de deixar a cidade para morar nos campos. Vocês serão enviados ao exílio na distante Babilônia. Ali, porém, o Senhor os libertará; ele os livrará das garras de seus inimigos.
Muitas nações se reuniram contra você, dizendo: “Que ela seja profanada! Vejamos a destruição de Sião!”. Mas elas não conhecem os pensamentos do Senhor, nem entendem seu plano. Essas nações não sabem que ele as reúne para serem batidas e pisadas, como feixes de cereal na eira. “Levante-se e esmague as nações, ó bela Sião! Pois eu lhe darei chifres de ferro e cascos de bronze, para que pisoteie muitas nações até despedaçá-las. Você dedicará ao Senhor as riquezas que elas roubaram; dedicará seus tesouros ao Soberano de toda a terra.”

Um cumprimento parcial desta profecia ocorreu em 536 a.C. sob Ciro e, posteriormente, sob Artaxerxes. No entanto, os que retornaram não eram pessoas espiritualmente reavivadas como se esperava em resultado da disciplina do exílio e da instrução dos profetas. Por isso, a promessa em Miqueias não se cumpriu naqueles que voltaram para Judá. Deus tem grandes planos para nós, mas precisamos ser submissos aos Seus ensinamentos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA