Gritem de terror, pois o dia do Senhor chegou, o dia em que Deus virá para destruir. Isaías 13:6

Em Isaías 13, o profeta prepara a sua artilharia contra Babilônia. Deus passa em revista Seus exércitos. Ele ameaça destruir Babilônia por meio da Medo Pérsia. E por fim fala sobre a desolação de Babilônia.
Profecia contra Babilônia (v.1-3):

Advertência contra a Babilônia, que Isaías, filho de Amoz, recebeu em visão: levantem uma bandeira no topo de uma colina desnuda, gritem a eles; chamem-nos com um aceno, convoquem um exército contra Babilônia para que entrem pelas portas dos nobres. Eu mesmo ordenei aos meus santos (pessoas separadas); para executarem a minha ira já convoquei os meus guerreiros, os que se regozijam com o meu triunfo.

O dia do Senhor vem chegando (v.4-13):

Escutem! Há um barulho nos montes como o de uma grande multidão! É uma gritaria entre os reinos, como nações formando uma imensa multidão! O Senhor dos Exércitos está reunindo um exército para a guerra. Eles vêm de terras distantes, lá dos confins dos céus; o Senhor e as armas da sua ira, para destruírem todo o país. Chorem, pois o dia do Senhor está perto; virá como destruição da parte do Todo-poderoso. 

Por isso, todas as mãos ficarão trêmulas, o coração de todos os homens se derreterá.  Ficarão apavorados, dores e aflições os dominarão; eles se contorcerão como a mulher em trabalho de parto. Olharão chocados uns para os outros, com os rostos em fogo. Vejam! O dia do Senhor está perto, dia cruel, de ira e grande furor, para devastar a terra e destruir os seus pecadores. As estrelas do céu e as suas constelações não mostrarão a sua luz. O sol nascente escurecerá, e a lua não fará brilhar a sua luz.

Eu, o Senhor, castigarei o mundo por causa da sua maldade, os ímpios pela sua iniquidade. Darei fim à arrogância dos altivos e humilharei o orgulho dos cruéis. Tornarei o homem mais escasso do que o ouro puro, mais raro do que o ouro de Ofir. Por isso farei o céu tremer; e a terra se moverá do seu lugar diante da ira do Senhor dos Exércitos, no dia do furor da sua ira. 

O castigo de Babilônia (v.14-22):

Como a gazela perseguida, como a ovelha que ninguém recolhe, cada um voltará para o seu povo, cada um fugirá para a sua terra. Todo o que for capturado será traspassado; todos os que forem apanhados cairão à espada. Seus bebês serão despedaçados diante dos seus olhos; suas casas serão saqueadas e suas mulheres violentadas. 

Vejam! Eu despertarei contra eles o Reino da Média, não poderão ser subornados, pois não se interessam pela prata nem se deleitam com o ouro. Seus arcos ferirão os jovens, e eles não terão misericórdia dos bebês, nem olharão com compaixão para as crianças.

Babilônia, a joia dos reinos, o esplendor do orgulho dos babilônios. será destruída por Deus à semelhança de Sodoma e Gomorra. Nunca mais será repovoada nem habitada, de geração em geração; o árabe não armará ali a sua tenda e o pastor não fará descansar ali o seu rebanho. Mas as criaturas do deserto lá estarão, e as suas casas se encherão de chacais; nela habitarão corujas e saltarão bodes selvagens. As hienas uivarão em suas fortalezas, e os chacais em seus luxuosos palácios. O tempo Babilônia  está terminando, e os seus dias não serão prolongados.

O Dia do Senhor é quando, historicamente, se encerra o tempo de graça de uma cidade ou nação, e, por fim, o destino de todos é fixado para sempre. Durante o “dia da salvação”, pessoas e nações estão livres para exercer o poder que Deus dá para escolher entre o bem e o mal, mas com a chegada do “Dia do Senhor”, Sua vontade se torna suprema, não sendo mais limitada pelo exercício da vontade humana. Estamos vivendo no tempo da graça. Escolha servir ao Senhor.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA