Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR. – Levítico 10:1

Levítico 10 nos diz que Nadabe e Abiú, assim como seus irmãos, depois de Moisés, seu tio, e Arão, seu pai, ocupavam a mais elevada posição em Israel e tinham muitos privilégios. Eles tinham ouvido a voz de Deus e estado com Moisés e Arão no monte santo, tinham visto o Deus de Israel e, em Sua presença  “comeram e beberam” (Êxodo 24:9-11). Foram grandemente favorecidos, mas não aproveitaram as oportunidades.  Estavam completamente familiarizados com o caráter sagrado da obra de Deus. Contudo, levaram perante o SENHOR fogo estranho. Fogo que foi retirado de outro local, e não o designado por Deus, que era do altar de sacrifício, o qual o próprio Deus havia enviado, aceitando a oferta apresentada por Arão e seus filhos (Lev.9:24) (v.1-2).

Saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu (v.2), no momento do sacrifício da tarde, quando o povo se reunia em expectativa. O jubilo se transformou em perplexidade e desgosto. O que significava aquela tragédia? Arão e seus filhos foram proibidos de chorar os seus mortos, e com muita tristeza no coração, Arão deu sequência as atividades no tabernáculo (v.3-7).

Moisés os orientou a não fazerem uso de vinho quando estivessem no serviço do Senhor. Essa proibição sugere a causa da transgressão (v.9). Essa atitude de Nadabe e Abiu foi deliberada e refletia desprezo pelas coisas sagradas. Um pecado grave que mereceu punição drástica.

Muitos acham que Deus aceita qualquer coisa, que vale a intenção, e não o que está escrito na Sua Palavra. Quando Deus fala sobre o verdadeiro dia de guarda, foi bem explicito como sendo o sábado, e não o domingo, ou qualquer outro dia da semana. Quando Ele nos pede o dízimo, não é um dizimo qualquer, mas 10% de nossos ganhos… Deus quer um coração sincero daqueles que O buscam, e querem fazer a Sua vontade.

2 COMENTÁRIOS

  1. Nestes versiculos, a Biblia nos mostra a forma pela qual Nadabe e Abiu foram penalizados pelo seu pecado. Mas, afinal, qual foi o pecado que eles cometeram? Eles ofereceram fogo profano perante o Senhor. Mas o que seria esse fogo profano? No mesmo livro, em 9:24, diz que eles acenderam seu incensario nao com fogo do altar – que tinha sido recentemente aceso pelo Senhor, e que dai por diante deveria ser usado tanto para oferecer o sacrificio quanto para queimar o incenso -, mas com fogo tirado de outro lugar; por nao ser tirado do altar, esse fogo e chamado fogo profano.

DEIXE UMA RESPOSTA