Sejam fortes e corajosos! Não tenham medo nem desanimem por causa do rei da Assíria e de seu exército poderoso,… pois nós temos o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e lutar nossas batalhas!                II Crônicas 32:7-8

Em II Crônicas 32, depois de Ezequias ter sido tão fiel em todas as situações, Senaqueribe, rei da Assíria, invadiu Judá. Após a vitória sobre Samaria, mandaram seus representantes para avisar a Judá (distante 90 km), de que seria o próximo alvo desse exército poderoso. Então, Ezequias e seus líderes tomaram as seguintes providências:

  • taparam as fontes e o ribeiro que corria pelo meio da terra;
  • restauraram o muro, ergueram torres e levantaram outro muro por fora da cidade;
  • fortificaram a Cidade de Davi;
  • fizeram armas e escudos em abundância;
  • colocaram oficiais de guerra sobre o povo (v.1-6).

Ezequias encorajou o povo: “Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria… porque há um conosco maior do que o que está com ele… o SENHOR, nosso Deus, para guerrear nossas guerras”. As forças da Assíria, de triunfo em triunfo,  cercaram Jerusalém, e disseram ao povo: “Em que confiais vós, para vos deixardes sitiar em Jerusalém? Acaso, não vos incita Ezequias, para morrerdes a fome e à sede, dizendo: O SENHOR, nosso Deus, nos livrará das mãos do rei da Assíria?” (v.7-11).

Eles conheciam o poder do Deus de Israel. Mas, dada a fraqueza e apostasia de Israel e Judá, o nome de Deus não mais era temido entre as nações. Desafiaram a Deus falando das vitórias sobre outras nações e seus deuses, que não puderam resistir e foram derrotados. Porém Ezequias e o profeta Isaías, oraram e clamaram ao céu (v.12-20).

O SENHOR enviou um anjo que destruiu o exército assírio. O seu rei fugiu coberto de vergonha e voltou para a sua terra, onde foi morto pelos próprios filhos (v.21-22).

Ezequias adoeceu, e estava para morrer. Orou ao Senhor, que o curou de forma miraculosa. O rei ficou orgulhoso, e quando visitado pelas autoridades de Babilônia, mostrou os tesouros adquiridos. Após a sua morte, foi substituído por seu filho Manassés (v.24-33).

O Senhor livrou Ezequias e os moradores de Jerusalém, e também quer nos livrar das investidas do inimigo. Somente a obediência à sua Palavra nos dará a vitória.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA