Caia este sangue sobre a cabeça de Joabe e sobre toda a casa de seu pai! Jamais falte da casa de Joabe quem tenha fluxo, quem seja leproso, quem se apoie em muleta, quem caia à espada, quem necessite de pão. – II Samuel 3:29
Em II Samuel 3, temos a relação de filhos que Davi teve no período em que reinou em Hebrom, num total de 6, cada um deles com uma diferente esposa (v.1-5).
A guerra continuava entre Davi e Isbosete, sendo que Davi se fortalecia a cada dia. Para piorar, para a descendência de Saul, Isbosete acusou seu comandante, Abner, de ter mantido relações com uma das concubinas de Saul, o que o irritou muito, e ele se prontificou a entregar Israel ao legítimo rei, escolhido por Deus, Davi. Marcou um encontro com Davi, e este disse que uma condição para se fazer um acordo, é que lhe fosse devolvida Mical, filha de Saul, que estava casada com outro homem. E assim foi feito. Abner foi recebido com um banquete, e tudo foi acertado para que Davi fosse o rei de todo o Israel (v.6-21).
Quando Joabe soube da presença de Abner, enviou mensageiros para que el viesse encontrá-lo, e foi assassinado por Joabe e Abisai, em vingança da morte de Asael. Quando Davi soube do assassinato de Abner, lamentou o ocorrido e lançou uma maldição contra Joabe e sua família (v.22-30).
E publicamente demonstrou que não aprovou esta morte, providenciando um enterro para Abner em grande estilo, e jejuando por todo aquele dia e ainda compôs um cântico fúnebre. Davi estava cercado de excelentes soldados, mas de caráter duvidoso. Davi ainda afirmou: “Retribua o SENHOR ao que fez mal segundo a sua maldade” (v.31-39). Precisamos buscar sempre em Deus, sabedoria para agirmos corretamente diante de Seus olhos, e de todos aqueles que nos rodeiam.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA