Então vieram os homens de Judá e ungiram ali Davi rei sobre a casa de Judá. II Samuel 2:4
Em II Samuel 2, com a morte de Saul, Davi consulta a Deus sobre os próximos passos, e o SENHOR o orienta a ir para Hebrom com seu exército, e lá ele é ungido como rei, mas somente sobre Judá. Ao mesmo tempo, Abner, que era o capitão dos exércitos de Saul, faz com que um dos filhos de Saul, Isbosete seja o rei de Israel. Assim estava dividido Israel, tendo Davi como rei em Judá, temente e dirigido por Deus, e Isbosete, como rei sobre o restante da nação, mas como um marionete nas mãos de Abner, o comandante de seus exércitos.Davi reinou sobre Judá por 7 anos e 6 meses, e Isbosete reinou sobre Israel por 2 anos (v.1-11).
Davi tinha Joabe como comandante de seu exército, e Abner comandava o  exército do restante de Israel. Abner tomou a iniciativa de enfrentar as tropas de Davi para ver quem prevaleceria. Esse confronto entre o próprio  povo de Israel terminou com a derrota e fuga de Abner, e a morte de 360 soldados deste, e 17 soldados de Joabe. Esse foi o primeiro confronto entre eles. Ainda por cima, quando Abner fugia, um dos irmãos de Joabe, Asael, que era muito veloz, o perseguiu, e quando o alcançou foi morto em um golpe certeiro de Abner contra Asael (v.12-23).
Atendendo um pedido de Abner, Joabe fez com que sua tropa parasse a perseguição para que não houvessem mais mortes (v.24-32).
Davi poderia ser o rei de Israel desde a morte de Saul, mas Abner, com toda a sua astucia não aceitou ser o terceiro no reinado de Davi, atrás de Joabe. Essas divisões enfraqueceram aos exércitos de Israel, e permitiu que os filisteus aumentassem seu território. Não podemos estar divididos, pois a nossa luta não é contra a carne, mas contra Satanás e seus anjos (Efésios 6:12).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA