Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; removerei seu coração de pedra e lhes darei um coração de carne. – Ezequiel 36:26

Em Ezequiel 36, a terra de Israel é consolada pela destruição das nações que se apropriaram dela e pelas prometidas bênçãos de Deus. Israel é rejeitado por causa do pecado, mas a terra deserta será restaurada. As bênçãos do reino do Messias são garantidas, se obedecerem  Suas orientações.

Profetizando aos montes de Israel (v.1-15):
Filho do homem, profetize aos montes de Israel: Ó montes de Israel, ouçam a palavra do Senhor: O inimigo disse a respeito de vocês: ‘Bem feito! As antigas montanhas são nossas’. Por isso profetize e diga: Assim diz o Soberano Senhor: Seus inimigos o atacaram de todos os lados, de maneira que vocês se tornaram propriedade de muitas nações e objeto de zombaria e calúnia. Por isso ouçam a palavra do ­Senhor: Ele fala aos montes e às colinas, aos desfiladeiros e aos vales, às ruínas arrasadas e às cidades desertas e ridicularizadas pelas nações vizinhas — A ira de meu zelo arde contra essas nações, especialmente contra Edom, pois, com prazer e com maldade no coração, fizeram de minha terra sua propriedade, para saquear suas pas­tagens.
Por isso, profetize às colinas e aos montes de Israel: Assim diz o Soberano Senhor: Falo com ciúme em minha ira porque vocês sofreram a zombaria das nações. Por isso juro solenemente que essas nações também sofrerão zombaria.
Os montes de Israel produzirão colheitas fartas para o meu povo, pois logo voltarão para casa. Estou preocupado e olharei para vocês favoravelmente; seus solos serão arados e semeados, e multiplicarei a população de Israel. As cidades serão habitadas e as ruínas reconstruídas. Multiplicarei os homens e os animais, e eles serão prolíferos e se tornarão numerosos. Tornarei a povoá-los como no passado, e farei vocês prosperarem mais do que antes. Então saberão que eu sou o Senhor. Farei meu povo, andar sobre vocês novamente, e serão território deles. Vocês nunca mais o deixarão sem filhos.
Assim diz o Senhor: Como as nações dizem: “É uma terra que devora seu povo e os deixa sem filhos!”, você não mais devorará nem tornará sua nação sem filhos. Não permitirei que você ouça os insultos das nações, nem sua zombaria. Você nunca mais o deixarão sem filhos.
A restauração de Israel (v.16-38):
Veio a mim a palavra do Senhor: Filho do homem, quando os israelitas moravam em sua própria terra, eles a profanaram com seu estilo de vida. Sua conduta era como a impureza menstrual de uma mulher. Por isso derramei sobre eles a minha ira, pois contaminaram a terra com assassinatos e adoração a ídolos. Os espalhei entre as nações para castigá-los por sua conduta. E, por onde andaram profanaram o meu santo nome, diziam a respeito deles: “Esse é o povo do Senhor, mas assim mesmo teve que sair da terra que o Senhor lhe deu”. Tive consideração pelo meu santo nome, que Israel profanou entre as nações.
Por isso, diga à Israel: Assim diz o Senhor: Não é por sua causa que farei essas coisas, mas pelo meu santo nome, que vocês profanaram para onde foram. Mostrarei a santidade do meu santo nome. Então as nações saberão que eu sou o Senhor, quan­do eu me mostrar santo por meio de vocês diante dos olhos delas. Pois eu os tirarei dentre as nações e os trarei de volta para a sua própria terra.
Aspergirei água pura sobre vocês e ficarão limpos; os purificarei de  sua impureza e sua adoração a ídolos. Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; removerei seu coração de pedra e lhes darei coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês para que sigam os meus decretos e a obedeçam as minhas leis.
Habitarão em Israel, terra de seus antepassados; e serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Os livrarei de sua impureza. Aumentarei a produção de cereal, e não trarei fome sobre vocês. Darei colheitas fartas de suas árvores frutíferas e seus campos. Vocês não sofrerão mais vergonha entre as nações por causa da fome. Então se lembrarão dos pecados que cometeram no passado e terão aversão de si mesmos por todas as coisas detestáveis que fizeram. Quero que saibam que não estou fazendo isso por causa de vocês. Envergonhem-se e humilhem-se por causa de sua conduta, ó nação de Israel!
Assim diz o Senhor: Quando eu os purificar de seus pecados, restabelecerei as suas cidades e as ruínas serão reconstruídas. Os campos que estavam vazios e desolados, voltarão a ser cultivadas. E quando eu trouxer vocês de volta, as pessoas dirão: “Esta terra que estava arrasada tornou-se como o jardim do Éden; as cidades que jaziam em ruínas, agora estão fortificadas e habitadas”. Então as nações que estiverem ao redor de vocês e que subsistirem saberão que eu, o Senhor, reconstruí o que estava destruído e replantei o que estava arrasado. Eu, o Senhor, falei, e o farei.
Assim diz o Soberano Senhor: Estou disposto a ouvir as orações de Israel e multiplicarei o seu povo como um rebanho. Serão numerosos como os rebanhos consagrados que enchem as ruas de Jerusalém. As cidades que estavam em ruínas ficarão cheias de gente. Então todos saberão que eu sou o Senhor.

A vingança contra as nações vizinhas de Israel, não seria só por causa do que fizeram contra ela, mas por causa de seus próprios pecados contra Deus. O pecado, onde quer que se ache, recebe sua justa retribuição. Israel sofrera por seus pecados, e as nações pagãs sofreriam pelos delas. Apesar de tudo que Israel fez como uma nação idólatra, Deus promete restaurá-la, pois o Senhor a havia escolhido como o meio de realizar Seu propósito para a salvação do mundo. As promessas de restauração estavam condicionadas à renovação espiritual e moral.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA