Nem mesmo Samaria cometeu metade dos pecados que você cometeu. Você fez coisas mais detestáveis que suas irmãs. Comparadas a você, elas parecem justas. Ezequiel 16:51

Em Ezequiel 16, o profeta fala sobre a condição de Jerusalém com a alegoria de uma criança abandonada. Mostra o amor de Deus para com ela, e sua prostituição e o terrível juízo que viria sobre ela, pois o pecado exige punição. E, ao final, Deus promete misericórdia, tanto para Israel, como para suas irmãs Samaria e Sodoma.

Jerusalém, a esposa infiel (v.1-14):
Então, recebi outra mensagem do SENHOR: Filho do homem, faça Jerusalém ver como são detestáveis seus pecados. Diga-lhe: “Assim diz o SENHOR: A tua origem e o teu nascimento procedem da terra dos cananeus; teu pai era amorreu, e tua mãe, hitita (os amorreus e os heteus moraram antes nessas terras).  Quando você nasceu, não te foi cortado o cordão umbilical, nem foste lavada com água para te limpar, nem esfregada com sal, nem envolta em faixas. Ninguém  teve compaixão nem cuidou de você. No dia em que nasceu, você foi rejeitada e abandonada  num campo”.
“Passei  por lá e a vi, indefesa, esperneando em seu sangue e te disse: ‘Viva!’ Eu te fiz multiplicar como o renovo do campo; cresceste, e te engrandeceste, e chegaste a grande formosura;  formaram-se os teus seios, e te cresceram cabelos; no entanto, estavas nua e descoberta (agora era uma moça).  Passando eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o SENHOR Deus; e passaste a ser minha”.
“Então, te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo. Também te vesti de roupas bordadas, e te calcei com couro da melhor qualidade, e te cingi de linho fino, e te cobri de seda. Te adornei com enfeites e te pus braceletes nas mãos e colar à roda do teu pescoço. Coloquei-te um pendente no nariz, arrecadas (brincos) nas orelhas e linda coroa na cabeça. Assim, foste ornada de ouro e prata; o teu vestido era de linho fino, de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, de mel e azeite; eras formosa em extremo e chegaste a ser rainha (uma alusão ao reinado de Davi e Salomão). Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o SENHOR Deus”.
A idolatria e prostituição (v.15-34):
“Mas confiaste na tua formosura e te entregaste à lascívia (após aliança de Salomão com outros reis), graças à tua fama; e te ofereceste a todo homem que passava, para seres dele. Tomaste os presentes que te dei  para fazer altares para seus ídolos e ali se prostituir. Tais coisas nunca se deram e jamais se darão. Tomaste as jóias que te dei e fizeste estátuas de homens e as adorou. Com os teus vestidos bordados as cobriste; o meu óleo e o meu perfume puseste diante delas. O meu pão, que te dei, a flor da farinha, o óleo e o mel, com que eu te sustentava, também puseste diante delas em aroma suave; e assim se fez, diz o SENHOR Deus”.
Depois pegou seus filhos e filhas, que geraste para mim, e os sacrificou a seus deuses (culto a Moloque). Acaso, é pequena a tua prostituição? Também teve de matar meus filhos como sacrifício a ídolos? Em todas as tuas abominações e prostituições, não te lembraste dos dias da tua mocidade (ingratidão para com Deus), quando estavas nua e descoberta, a revolver-te no teu sangue.
“Que aflição te espera!”, diz o Senhor. “Depois de toda a tua maldade, construiu um lugar de adoração e ergueu altares a ídolos em todas as praças da cidade. Em cada esquina, profanaste a tua formosura, e abriste as pernas a todo que passava, e multiplicaste as tuas prostituições. Então acrescentou a seus amantes o lascivo Egito e provocou minha ira com promiscuidade cada vez maior. Por isso, estendi a mão contra ti e reduzi o teu território. Entreguei-a a seus inimigos, os filisteus, e até eles ficaram espantados com sua conduta depravada. Você também te prostituiu com os Assírios, porquanto eras insaciável; e, prostituindo-te com eles, nem ainda assim te fartaste. Acrescentou a seus amantes a Babilônia, terra de comerciantes, mas ainda assim não te fartaste”.
“Quão fraco é o teu coração”, diz o SENHOR Deus, “fazendo tu todas estas coisas, próprias de meretriz descarada. Edificando tu o teu prostíbulo de culto à entrada de cada rua e os teus elevados altares em cada praça, não foste sequer como a meretriz, pois desprezaste a paga; foste como a adúltera, que, em lugar de seu marido, recebe estranhos. As prostitutas cobram por seus serviços, mas você não! Oferece presentes a seus amantes e os suborna para adulterarem com você”.
Julgamento contra Jerusalém (v.35-52):
“Portanto, prostituta, ouve a palavra do SENHOR: Visto que você derramou a sua lascívia e se expôs em prostituição a todos os seus amantes, adorou ídolos detestáveis e matou seus filhos como sacrifício a seus deuses, ouça o que farei. Reunirei todos os teus amantes, com os quais te deleitaste, como também todos os que amaste, com todos os que aborreceste; ajuntá-los-ei de todas as partes contra ti e descobrirei as tuas vergonhas diante deles, para que todos as vejam. Julgar-te-ei como são julgadas as adúlteras e sanguinárias; e te farei vítima de furor e de ciúme. Entregar-te-ei nas suas mãos, e derribarão o teu prostíbulo de culto e os teus elevados altares; despir-te-ão de teus vestidos, tomarão as tuas finas jóias e te deixarão nua e descoberta. Farão subir contra ti uma multidão, apedrejar-te-ão e te traspassarão com suas espadas. Queimarão as tuas casas e executarão juízos contra ti, à vista de muitas mulheres; farei cessar o teu meretrício, e já não darás paga”.
“Assim satisfarei minha fúria contra você e meu ciúme se acalmará. Ficarei tranquilo e já não ficarei irado com você. Visto que não te lembraste dos dias da tua mocidade e me provocaste à ira com tudo isto, eis que também eu farei recair sobre a tua cabeça o castigo do teu procedimento”, diz o SENHOR Deus. “Pois a todos os teus pecados detestáveis você acrescentou a depravação. Os que inventam provérbios dirão a seu respeito: ‘Tal mãe, tal filha’. Pois sua mãe detestava o marido e os filhos, e você faz o mesmo. É exatamente como suas irmãs, que tiveram nojo de seus maridos e de seus filhos; vossa mãe foi hetéia, e vosso pai, amorreu.
“A tua irmã mais velha era Samaria, que vivia  com as filhas ao norte. Tua irmã mais nova era Sodoma que vivia com as filhas ao sul. Mas você não apensa imitou sua conduta e seus pecados detestáveis; em pouco tempo você superou em sua depravação. Tão certo como eu vivo”, diz o SENHOR Deus, “Sodoma e suas filhas, nunca foram tão perversas quanto você e suas filhas. Sodoma cometia os pecados de: soberba, fartura de pão e próspera tranquilidade, mas nunca amparou o pobre e o necessitado. Foram arrogantes e fizeram abominações diante de mim; pelo que, em vendo isto, as removi dali”.
“Nem mesmo Samaria cometeu metade de teus pecados. Multiplicaste as tuas abominações mais do que elas. Comparadas a você, elas parecem justas. Você deveria se envergonhar. Seus pecados são tão terríveis que fazem suas irmãs parecerem justas, e até mesmo puras. Que vergonha!”
Restaurando a aliança (v.53-63):
“Um dia restaurarei a sorte de Sodoma e Samaria, e você também. Então você ficará verdadeiramente envergonhada por tudo o que fizeste, servindo-lhes de consolação. Quando tuas irmãs, Sodoma e Samaria forem restauradas, você também será restaurada. Você, em seus dias de arrogância, desprezava Sodoma. Agora, porém, sua perversidade se tornará evidente para todos, e você é desprezada por Edom, por todos os vizinhos dele e pela Filístia. As tuas depravações e as tuas abominações tu levarás”, diz o SENHOR.
Assim diz o SENHOR: “Eu lhe darei o que você merece, pois não levou a sério seus votos solenes e quebrou sua aliança. Mas eu me lembrarei da aliança que fiz contigo nos dias da tua mocidade e estabelecerei contigo uma aliança eterna. Então, te lembrarás com vergonha dos teus feitos. quando receberes as tuas irmãs, Samaria e Sodoma, e tas darei por filhas, embora não façam parte de nossa aliança.  Reafirmarei a minha aliança contigo, e saberás que eu sou o SENHOR, para que te lembres e te envergonhes, e nunca mais fale a tua boca soberbamente, por causa do teu opróbrio, quando eu te houver perdoado tudo quanto fizeste”.

Embora Israel tivesse sido desleal e quebrado a aliança, sua infidelidade não pôde alterar a fidelidade de Deus. Ele estava disposto a entrar num novo relacionamento de aliança assim que eles se arrependessem. Mas, por causa da contínua infidelidade do povo que restou na terra, o cumprimento foi adiado até a era evangélica, quando a permanência da aliança foi assegurada, não mais em base nacional, mas individual. Deus vai até onde for necessário para salvar Suas criaturas, mas se rejeitamos aos Seus apelos, então nada mais nos resta.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA