DEUTERONÔMIO 18 – VERDADEIROS E FALSOS PROFETAS

0
344

Sejam inculpáveis perante o Senhor, seu Deus. Deuteronômio 18:13

Em Deuteronômio 18, Moisés orienta ao povo quanto a mais três itens de suma importância para que tenham comunhão com o Senhor, e permaneçam firmes em Sua presença:

  • Manutenção do sacerdócio levita – Era necessário que tivessem em mente que os sacerdotes levitas e os demais membros da tribo de Levi não receberiam porção alguma de terra como herança. “O Senhor é sua herança, conforme lhes prometeu”. Eles deveriam receber porção dos animais oferecidos em sacrifício, e também a primeira porção dos cereais, do vinho novo, do azeite, e da lã na época da tosquia (v.1-8).
  • Chamados para viver em santidade – Israel foi escolhido por Deus para fazer a diferença para as nações idólatras que ocupavam as terras que Deus lhes dera. Não deveriam copiar nada do que essas nações faziam, como idolatria, queimar os filhos em oferta a seus deuses, adivinhação, encantamentos, bruxaria, feitiçaria, mediunidade, ocultismo, consultar espíritos. Eles estavam sendo expulsos por praticarem tais atos. O povo de Deus deve ser inculpável perante o Senhor (v.9-14).
  • Profetas verdadeiros e falsos – Deus prometeu que enviaria um profeta para substituir a Moisés (Jesus) e o povo deveria ouvi-lo e praticar os seus ensinamentos. Mas o profeta que tivesse a presunção de falar em Seu nome o que não lhe tinha sido ordenado, deveria ser morto. A dúvida seria: “como saber se uma profecia vem do Senhor ou não?” Se o profeta falar e não acontecer o que ele disse, então a mensagem não vem do Senhor (v.15-22).

O profeta é um porta voz de Deus. A palavra traduzida como “profeta” é do verbo “contar”, “anunciar”. Seu principal dever é transmitir, no lugar de Deus, conselhos, advertências e reprovação. Ele é um porta-voz de Deus. Nos tempos finais virão “falsos cristos e falsos profetas”, e se não conhecermos a Palavra de Deus, seremos enganados por seus ensinamentos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA