“Este homem chegou aqui como estrangeiro, e agora quer ser o juiz! Faremos a você pior do que a eles”. Gênesis 19:9
Gênesis 19 fala sobre dois anjos visitando Ló, para livra-los da destruição de Sodoma e Gomorra e das influências negativas que essas cidades “aprazíveis”, ocasionaram na família de Ló.
Dois anjos na casa de Ló (v.1-3):
Dois anjos chegaram a Sodoma ao anoitecer, e Ló estava sentado à porta da cidade. Ló foi recebê-los e prostrou-se com o rosto em terra, e os convidou para vir para sua casa e desfrutar de sua hospitalidade. Disseram que passariam a noite na praça. Mas ele insistiu tanto que eles aceitaram o convite. Ló mandou preparar uma refeição e eles comeram. Ló foi hospitaleiro como Abraão tanto na água para lavarem os pés, como na alimentação.
O atrevimento dos moradores locais (v.4-22):
Quando iam deitar-se, os homens da cidade cercaram a casa e disseram a Ló: “Traga os homens que estão em sua casa aqui fora para que tenhamos relações com eles”. Ló disse: “Não façam essa perversidade! Tenho duas filhas virgens. Vou trazê-las para vocês”.  Responderam: “Este homem chegou aqui como estrangeiro, e agora quer ser o juiz! Faremos a você pior do que a eles”.
Então os anjos agiram puxando Ló para dentro e fechando a porta. Depois feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, e eles não conseguiam encontrar a porta. Os anjos perguntaram a Ló: “Você tem mais algum parente na cidade? Tire-os daqui, porque vamos destruir esta cidade”. Ló foi falar com seus futuros genros, mas eles pensaram que era brincadeira. Isso tudo foi necessário para que Ló  enxergasse a depravação do povo.
Ao raiar do dia, os anjos disseram a Ló: “Depressa! Leve daqui sua mulher e suas filhas, ou vocês também serão mortos quando castigarmos a cidade”. Como demorassem, os anjos agarraram suas, e os tiraram dali à força porque o Senhor teve misericórdia deles, e lhes disseram: “Fujam por amor à vida! Não olhem para trás e não parem em lugar nenhum da planície! Fujam para as montanhas, ou serão morto!”
Ló ainda argumentou: “Não posso fugir para as montanhas, pois essa calamidade cairá sobre mim, e morrerei. Aqui perto há uma cidade pequena, Zoar. Deixe-me ir para lá!” Os anjos concordaram dizendo: “Não destruirei a cidade da qual você fala. Fuja depressa!
A destruição de Sodoma e Gomorra (v.23-29):
Quando lá chegaram, o sol já nascera sobre a terra. Então o Senhor fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. Assim destruiu aquelas cidades e toda a planície, com seus habitantes e a vegetação. Mas a mulher de Ló não obedeceu as orientações e olhou para trás e se transformou numa estátua de sal.
Na manhã seguinte, Abraão voltou ao lugar onde esteve diante do Senhor. E olhou para toda a planície, e viu uma densa fumaça subindo da terra, como fumaça de uma fornalha. Deus lembrou-se de Abraão e salvou Ló.
Ló e suas filhas (v.30-38):
Ló e suas filhas passaram a viver nas montanhas, em uma caverna, porque tinham medo. Um dia, a filha mais velha disse à mais jovem: “Nosso pai já está velho, e não há homens nas redondezas que nos possuam, segundo o costume da terra. Vamos dar vinho a nosso pai e então nos deitaremos com ele para preservar a sua linhagem”. A má influência da cidade de Sodoma, fez com que as filhas de Ló tramassem para terem filhos do próprio Ló.
Embebedaram Ló e tiveram relações com ele. Assim, elas engravidaram do próprio pai. Da mais velha nasceu Moabe (pai dos moabitas), e da mais nova nasceu Ben-Ami (filho de meu povo), o pai dos amonitas.
Ló olhou para as campinas de Sodoma e Gomorra, mas esqueceu de olhar para o perigo que essas cidades ofereciam. Logo Ló e sua família se mudaram para a cidade. Suas escolhas, sem consultar a Deus, levou-o a muitas perdas: seus genros, sua esposa, que virou uma estatua de sal, e ainda foi pai de seus netos. Escolhas erradas nos levam para bem longe de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA