Vi uma moça do povo filisteia em Timna. Quero me casar com ela. Consigam aquela moça para mim. Juízes 14:2

Juízes 14 apresenta Sansão enamorado de uma filisteia, nação dominante sobre Israel, e que ele fora chamado para libertar. Insistiu com os pais para pedi-la em casamento. Eles argumentarem que haviam muitas moças em sua tribo com quem poderia casar (Deus não aprovava casamentos misto). Sansão estava obcecado pela moça, e seus pais não sabiam que Deus iria atuar de forma poderosa, apesar das escolhas erradas de Sansão (v.1-4).

Indo para o noivado, Sansão foi atacado por um leão novo. O Espírito do Senhor veio sobre Sansão e ele rasgou o leão pela mandíbula, usando as suas mãos. Nada contou aos pais. Ao voltar a Timna para o casamento, passou por onde estava o leão que matara, e viu uma colmeia dentro da carcaça do animal. Comeu do mel e deu para seus pais. Lá, ofereceu uma festa e propôs um enigma para 30 rapazes escolhidos pelos pais da noiva, para o acompanhar por cautela (v.5-11).

Acertando o enigma Sansão lhes daria conjuntos de roupas, caso contrário, eles dariam 30 conjuntos de roupas para o noivo. Teriam sete dias para responder, tempo da celebração do casamento. O enigma era “Do que come veio algo para comer, do que é forte veio algo doce”. No quarto dia, para não terem que presentear o noivo, foram até a noiva e ameaçaram queimar a casa dela com toda a família dentro. Ela insistiu com Sansão até que ele contou o enigma (v.12-17).

Antes do por do sol do sétimo dia, eles trouxeram a resposta á Sansão: “O que é mais doce que o mel? O que é mais forte que o leão?” Sansão percebeu a trama, e sob o poder do Espirito Santo desceu até Ascalom e matou 30 homens e deu suas roupas aos que decifraram o enigma. Ficou furioso com o acontecido e voltou a morar com seus pais. Sua noiva foi dada a um desses rapazes (v.18-20).

Apesar da violação direta aos mandamentos de Deus, Ele não abandona imediatamente Seus servos que caem em pecado. Deus escreve certo por linhas tortas. Deus não aprovou as atitudes de Sansão, mas aproveitou de seus erros para libertar Israel.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA