Sansão disse aos filisteus: “Não descansarei enquanto não me vingar de vocês pelo que fizeram!” – Juízes 15:7

Em Juízes 15, Sansão, depois de algum tempo, levou um cabrito de presente para a sua esposa, mas o pai dela não o deixou entrar, e explicou que a dera a outro homem, pois achava que ele a odiava. Ainda ofereceu uma filha mais nova e bonita para ele. Mas Sansão disse: “Dessa vez ninguém poderá me culpar de tudo que eu fizer a vocês, filisteus” (v.1-3).

Capturou 300 raposas e amarou-as em par pela cauda, prendendo uma tocha em cada par. Acendeu as tochas e soltou as raposas no meio das plantações dos filisteus. Queimou toda a plantação deles: trigo, vinhedos e olivais. “Quem fez isso?”, perguntaram. “Foi Sansão, se vingando do sogro”. Então os filisteus queimaram vivos a mulher e o sogro de Sansão. “Não descansarei enquanto não me vingar de vocês pelo que fizeram” disse ele aos filisteus, e os atacou matando muitos deles e foi morar na rocha de Etã (v.7-8).

Os filisteus cercaram cercaram a cidade de Lei. Os homens de Judá lhes perguntou o motivo do cerco, e a resposta foi: “Viemos capturar Sansão e nos vingar”. Então 3.000 homens de Judá foram até Sansão e o convenceram a se entregar. Amarraram-no com com duas cordas novas e o levaram até os filisteus, que comemoraram ao vê-lo preso. Mas o Espírito Santo veio sobre Sansão e ele rompeu as cordas, e em poder de uma queixada de jumento, matou mais de 1.000 filisteus, e ainda fez uma canção de vitória (v.9-17).

Então Sansão sentiu muita sede e clamou ao Senhor: “Me deste este grande livramento, para eu morrer de sede e cair nas mãos desses incircuncisos?” Então Deus operou novo milagre, fazendo jorrar água de um buraco no chão. Sansão bebeu e se reanimou. Ele julgou Israel durante 20 anos, no período em que os filisteus dominavam a terra (v.18-20).

Deus tinha grandes planos para Sansão, mas ele só O buscava quando em dificuldades. Mesmo assim o Senhor não o abandonou e ainda o presenteou com o poder do Espírito Santo em diversas ocasiões.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA