Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem a coisa nenhuma, nem tampouco deseja eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Eclesiastes 9: 5 .
Quando Saul pediu para falar com Samuel, o Senhor não fez que Samuel aparecesse a Saul. Este nada viu. A Satanás não foi permitido perturbar o repouso de Samuel na sepultura e trazê-lo na realidade à feiticeira de En-Dor. Deus não deu a Satanás o poder de ressuscitar mortos. Mas os anjos de Satanás assumem uma forma de amigos mortos, e falam e agem como eles a fim de, mediante supostos amigos mortos, poder melhor levar avante sua obra de engano. Satanás conhecia bem a Samuel, e como sabia representá-lo perante a feiticeira de En-Dor e como prever corretamente a sorte de Saul e de seus filhos.
Satanás virá de maneira muito plausível aqueles que podem enganar, e se insinuará em seu favor, e quase sem o perceberem os afastará de Deus. Pô-los-á sob o seu controle, cautelosamente a princípio, até que sua capacidade de percepção se torne embotada. Fará então sugestões mais ousadas, até que possa conduzi-los a cometer qualquer espécie de crime. Quando os tem totalmente em sua armadilha, deseja que vejam onde estão, e alegra-se na confusão deles, como no caso de Saul. Este havia permitido que Satanás o conduzisse em cativeiro voluntário, e agora Satanás faz diante de Saul uma correta descrição de seu destino. Fazendo uma afirmação correta de seu fim, mediante a mulher de En-Dor, Satanás abre um caminho para que Israel seja instruído por sua habilidade satânica, de modo que, em sua rebelião contra Deus, aprendam dele, Satanás, e em assim procedendo, cortem o último vínculo que os mantinha ligados a Deus.
Saul sabia que neste último ato, de consultar a feiticeira de En-Dor, ele cortava a partícula final que o prendia a Deus. Sabia que caso não tenha antes, de maneira voluntária, se separado de Deus, este ato agora selaria essa separação e a tornaria final. E fez um acordo com a morte, e um concerto com o inferno. O copo de sua iniquidade estava cheio. – The SDA Bible Commentary 2: 1022, 1023
Eu sou o seu Alipio de Almeida, nasci em 1951, estou casado desde 1974.
Sou pai de 3 filhos queridos, e bem casados e já tenho 6 netos, que amo muito.
Administrador de empresas e analista de sistemas, aposentado.
Proprietário orgulhoso de um Logan 1.6 2009.
Aguardando ansiosamente pela volta de Jesus.