Fez Joás o que era reto perante o SENHOR todos os dias do sacerdote Joiada. II Crônicas 24:2

Em II Crônicas 24, Joás, começou a reinar aos 7 anos de idade, e reinou em Jerusalém por 40 anos. Teve o sacerdote Joiada ao seu lado, o orientando, e até escolheu duas esposas para ele. Nesse período ele fez o que era reto perante o SENHOR. Se preocupou em restaurar o templo, ordenando aos levitas que recolhessem o imposto que Moisés pôs sobre a congregação de Israel, para a manutenção do Templo, pois seu pai e sua avó haviam arruinado o templo. A reparação era uma grande tarefa, e o recolhimento de fundos duraria vários anos (v.1-7).

No 23o. ano do reinado de Joás, as obras do templo ainda não haviam sido concluídas (II Reis 12:6), e os levitas eram os responsáveis pela demora. O rei chamou a Joiada, o sumo sacerdote, e cobrou pressa nas obras. Foi feita uma urna grande (gazofilácio) e colocada à porta da Casa do SENHOR, para recolher as ofertas. Todos os príncipes e o povo se alegraram, e trouxeram o imposto, e o lançaram no cofre, atá acabar a obra (v.8-14).

Com a morte de Joiada, aos 130 anos, a vida de Joás muda bruscamente. Perdeu o conselheiro que o orientou por boa parte da vida, e os novos conselheiros afastam-no totalmente dos caminhos de Deus (v.15-18).

A resposta de Deus foi imediata, mandando profetas para alertá-los sobre os caminhos que estavam tomando, inclusive enviando Zacarias, filho de Joiada, mas o rei manda apedrejá-lo até a morte. O rei não se lembrou da beneficência que Joiadas lhe fizera, e matou-lhe o filho. Mas, de Deus não se zomba, o exército sírio, com poucos homens, muito inferior ao exército de Judá, os derrota, porque o SENHOR lhes permitiu vencer, pois Judá deixou os Seus caminhos. Jerusalém foi saqueada, seus líderes mortos, e Joás ficou gravemente ferido. Seus servos o mataram (v.19-25).

Quando abandonamos ao SENHOR estamos dizendo que não queremos a Sua proteção. As consequências de nossas escolhas podem tardar, mas não falharão.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA