Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e o descendente de Davi, seu rei. Naquele tempo, tremerão em reverência ao Senhor e à sua bondade. Oseias 3:5

Em Oseias 3, pela expiação de uma adúltera, a desolação de Israel é mostrada antes de sua restauração.

A esposa de Oseias é redimida (v.1-5):
O Senhor me disse: “Vá, trate novamente com amor sua mulher, apesar de ela ser amada por outro e ser adúltera. Ame-a como o Senhor ama os israelitas, apesar de eles se voltarem para outros deuses e sintam prazer em lhes trazer ofertas.
Por isso eu a comprei por 15 peças (180 gramas) de prata (metade do preço de um escravo – Êxodo 21:32), e um barril grande (1 ômer – 330 litros) de cevada. E eu lhe disse: Você viverá comigo por muitos dias; não será mais prostituta nem pertencerá a nenhum outro homem, e eu viverei com você.
Pois os israelitas viverão muito tempo sem rei e sem líder, sem sacrifício e sem colunas sagradas, sem sacerdotes e nem ídolos do lar. Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e o descendente de Davi, seu rei. Virão tremendo em reverência atrás do Senhor e das suas bênçãos, nos últimos dias.

Israel e Judá se prostituíram diante de outros deuses, que não passavam de estatuas sem vida, e que nada poderiam ter feito por eles. Mas, as nações vizinhas atribuiam a esses deuses as suas vitórias. Ao invés de se voltarem para o Deus verdadeiro, que os tirou do Egito, e os manteve alimentados e sadios por tantos anos, se voltaram para os deuses das outras nações, como Gômer, que traia seu marido como outros homens. Deus tenta, novamente, através da vida de Oseias, mostrar que, mesmo assim a aceitaria de volta. Oseias pagou o preço de um escravo para ter sua mulher de volta. O cumprimento final da predição de Oseias virá “no fim da história da Terra, quando Cristo voltar para buscar o Seu povo, aqueles que Lhe foram fiéis.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA