Uzias fez o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo o que fizera Amazias, seu pai. II Crônicas 26

Em II Crônicas 26, Uzias, com 16 anos, começa a reinar no lugar de seu pai, Amazias, que fora assassinado. Reinou por 52 anos na terra de Judá e seu reinado foi caracterizado por uma prosperidade maior que a de qualquer outro rei desde a morte de Salomão, cerca de dois séculos antes. Por muitos anos governou com discrição. Uzias buscou a Deus durante a vida do sacerdote Zacarias, que o ensinou a temer ao Senhor (v.1-5).

Seu exército era bem treinado e equipado, e reconquistaram alguns dos territórios que tinham sido perdidos nos anos anteriores, e submeteu as nações vizinhas. Cidades foram reconstruídas e fortificadas, e a posição da nação entre os povos vizinhos foi grandemente fortalecida. Reavivou-se o comércio, e as riquezas das nações fluíram para Jerusalém. O nome de Uzias voou “até muito longe; pois o Senhor o ajudou extraordinariamente e ele se tornou muito poderoso (v.6-15)

Uzias se tornou poderoso, e se encheu de orgulho, o que o levou a ruína. pois “exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o SENHOR, seu Deus, ao entrar no templo do SENHOR para queimar incenso no altar”.  Sua presunção levou-o a  decadência. Apenas os sacerdotes poderiam oferecer incenso diante do altar do Senhor. O sacerdote Azarias “entrou após ele, com 80 sacerdotes do SENHOR, homens da maior firmeza” e resistiram ao rei, sem medo das consequências. Uzias encheu-se de ira, por ter sido assim repreendido. Mas não lhe foi permitido profanar o santuário (v. 16-18).

Enquanto ali permanecia, foi subitamente ferido pelo juízo divino com lepra em sua testa. Foi lançado fora pelos sacerdotes, e até ele mesmo se deu pressa em sair. Ficou morando em uma casa separada dos demais, e seu filho Jotão começou a reinar em seu lugar (v.19-23).

Uzias começou e caminhou muito bem durante boa parte de seu reinado, e “nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar”. Conseguiu grandes vitórias, mas quando o sucesso subiu a cabeça acabou fazendo o que não foi do agrado de Deus, e pela sua rebelião ficou leproso. Precisamos ser submissos ao SENHOR em todo o transcorrer de nossas vidas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA