Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus. Salmo 46:10

O Salmo 46 é chamado de “Salmo de Lutero” porque o grande reformador se inspirou em suas palavras para compor “Castelo Forte” (Hinário Adventista, no 33), o hino tema da Reforma Protestante. Ao longo do tempo, esse salmo tem fortalecido muitos cristãos em meio a duras provações.

Ellen White afirma que esse salmo será cantado pelos remidos no último livramento antes da volta de Jesus. Ela diz sobre o povo de Deus: “Seu rosto, pouco antes tão pálido, ansioso e descomposto, resplandece agora de admiração, fé e amor. Sua voz ergue-se em cântico triunfal: ‘Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (O Grande Conflito, p. 639).

O Salmo 46 merece nossa atenção. Sua mensagem sustentou o povo de Deus no passado, sustentará no futuro e pode ser um forte apoio ao enfrentarmos nossos desafios no presente. Em suas três estrofes, podemos conhecer melhor a Deus e, como Davi, renovar a confiança de que o Senhor Deus estará ao lado de Seus filhos em qualquer situação.

Na primeira estrofe, Deus é. O autor mostra a soberania de um Deus sempre pronto a ajudar em todas as circunstâncias. “Ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares” (ARC), não precisamos temer, pois Ele continua sendo Deus.

Na segunda estrofe, Deus está. Não importa os tumultos, os rugidos, os gemidos da natureza ou dos impérios, Deus está conosco. Ele é nosso refúgio seguro e poderoso.

Na terceira estrofe, Deus faz. As obras do Senhor são impressionantes. No momento certo, Ele acaba com as guerras, o mal e o pecado. Por isso, Davi descreve um campo de batalha repleto de armas quebradas e veículos queimados, mostrando uma vitória total.

Não importa o quanto nossa situação esteja tumultuada, o Senhor nos convida: “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus.” Deixe de lado o medo e a ansiedade. Confie que “o Deus de Jacó é o nosso refúgio”. Assim como Lutero, você pode entregar suas dificuldades ao Senhor. Nas mãos Dele, tudo estará seguro.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA