Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Salmo 127:3

Minha filha tinha nascido havia poucos dias quando um amigo perguntou como estavam as coisas. Como a maioria dos pais de recém-nascidos, eu lhe respondi: “O único problema é que não estou conseguindo dormir bem.” Sua reação foi imediata: “Não se apavore, pois minha filha tem 22 anos e até hoje eu também não durmo direito.” Realmente, educação de filhos é um processo que dura a vida inteira.

Em cada fase, as necessidades vão mudando, novas realidades também vão aparecendo, mas os pais cristãos continuam perguntando: Como formar filhos com valores cristãos em uma sociedade sem princípios? Como educar filhos para a eternidade, conduzi-los no caminho em que devem andar (Pv 22:6) e moldá-los com sabedoria, reconhecendo-os como “herança do Senhor” (Sl 127:3)?

Não existem fórmulas prontas para responder a todos esses questionamentos. Os bons livros podem dar grande ajuda, mas apenas as palavras inspiradas podem fazer a diferença. A Bíblia e os livros de Ellen White, como O Lar Adventista e Orientação da Criança, trazem orientações e conselhos diretamente de Deus para pais sinceros.

O maior segredo da educação está na oração. A oração capacita os pais a fazer uma obra que é maior do que eles mesmos. Este é o tempo de usarmos menos a intuição humana e mais a sabedoria divina. Por isso, precisamos de pais e mães de oração.

Orar para educar. Somente Deus conhece cada filho com suas necessidades específicas e pode dar sabedoria aos pais para agir. Ao orar pelos filhos, os pais são transformados. Isso é fundamental. Nesse processo de educação, os filhos somente verão Deus como Pai se eles O enxergarem na vida de seus pais.

Orar para unir. Lembre-se de que “famílias que oram unidas permanecem unidas”. Famílias que olham para a eternidade não podem passar um dia sem culto familiar.

Orar para resgatar. A oração pode trazer de volta filhos que foram educados nos caminhos do Senhor, mas que hoje estão afastados. Ela toca qualquer coração, não importa onde esteja.

A oração é uma arma poderosa. Mantenha o hábito de orar por seus filhos e durma tranquilo na certeza dos milagres de Deus na vida deles e na sua também.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA