A tua ruína, ó Israel, vem de ti, e só de mim, o teu socorro. Oseias 13:9

Em Oseias 13, Deus faz uma retrospectiva dos caminhos de Israel pela idolatria, e Ele, o único que poderia salvar a nação, foi trocado por ídolos modelados pelo homem. Como resultado dessa escolha, seriam entregues a destruição.

Os caminhos do pecado (v.1-3):
Quando Efraim falava os homens tremiam; ele era exaltado em Israel. Mas pecaram ao adorar a Baal (introduzido por Acabe e Jezabel) e selaram a sua destruição. Agora eles pecam cada vez mais fazendo ídolos de prata, imagens modeladas com muita inteligência, todas elas obras de artesãos. Dizem desse povo: “Eles oferecem sacrifício humano e beijam os ídolos feitos em forma de bezerro”. Por isso serão como a neblina da manhã, como o orvalho que bem cedo evapora, como palha que num redemoinho vai-se de uma eira, como a fumaça que sai pela chaminé.
Só Deus pode salvar (v.4-8):
Mas eu sou o Senhor seu Deus, que os tirou da terra do Egito. Vocês não reconhecerão nenhum outro Deus além de mim, porque não existe nenhum outro Salvador. Eu cuidei de vocês no deserto, naquela terra de calor ardente. Quando eu os alimentava, ficavam satisfeitos; então se orgulhavam, e me esqueciam. Em vez de serem gratos e moldar a vida de acordo com Sua graça, se orgulharam e se esqueceu do Criador. Quanto mais os bens deste mundo são valorizados, mais Deus, o grande doador de todos os bens, é esquecido.
Por isso virei sobre eles como leão, como leopardo, ficarei à espreita junto ao caminho.  Como uma ursa de quem roubaram os filhotes, eu os atacarei e os rasgarei. Como leão eu os devorarei; um animal selvagem os despedaçará. Poucos animais são mais ferozes do que a ursa quando roubada de seus filhotes ou quando faminta.
O resultado das escolhas de Israel (v.9-16):
Você será destruído, ó Israel, porque está contra o seu ajudador. E agora? Onde está o seu rei que havia de salvá-lo em todas as suas cidades? E os oficiais que você pediu, dizendo: “Dá-me um rei e líderes”? Dei-lhe um rei na minha ira (Saul), e o tirei na minha indignação.
A culpa de Efraim foi anotada; seus pecados são mantidos em registro.  Chegam-lhe dores como as da mulher em trabalho de parto, mas é uma criança insensata; quando chega a hora, não sai do ventre que a abrigou. Deus era o rei de Israel, mas o povo copiou as nações vizinhas e pediram um rei. Saul foi o escolhido. Deus os advertiu das consequências dessa escolha.
Devo resgatá-los da sepultura? Devo redimi-los da morte? Ó morte, traga seus horrores! Ó sepultura, traga suas pragas! Pois não terei compaixão deles. Efraim é o mais próspero entre seus irmãos. Um vento oriental virá da parte do Senhor, soprando desde o deserto; sua fonte falhará, e seu poço secará. Todos os seus tesouros serão saqueados dos seus depósitos. O povo de Samaria carregará sua culpa, porque se rebelou contra Deus. Serão mortos à espada; seus pequeninos serão despedaçados, suas mulheres grávidas terão rasgados os seus ventres.

Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? (I Coríntios 15:55). Neste texto Paulo usa as palavras de Oseias 13:14, mas apontando para a volta de Cristo, em glória, para buscar os Seus. As sepulturas não poderão reter o corpo dos que foram fiéis ao Senhor.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA