Porém o Meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-Me, Eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá. Números 14:24

Gosto de observar gente equilibrada, que produz unidade e harmonia por onde passa, refletindo o caráter de Cristo. Afinal, essas características são as maiores demonstrações de um cristianismo verdadeiro e concretizam o sonho de Deus para Seu povo.

Calebe é um dos bons exemplos desse tipo de atitude. Você se lembra do momento em que o povo de Israel ficou dividido por causa do relatório dos 12 espias que visitaram a Terra Prometida? Foi uma situação cheia de desânimo, falta de fé e crítica. Lembra-se também da atitude de Calebe? Ao lado de Josué, ele escolheu ficar com as promessas de Deus, ver o que era positivo e motivar o povo a seguir em frente. Quando a maioria tinha um espírito de agitação, ele demonstrou equilíbrio e confiança na direção divina. Calebe teve “outro espírito”. Como resultado, herdou a Terra Prometida.

No entanto, parece que é mais fácil seguir os negativistas e pessimistas. Foi assim também com a maioria do povo. Observe que, em Números 13, está a lista dos 12 príncipes que foram espiar a terra, exatamente a última vez em que o nome dos dez murmuradores foi mencionado. Eles acabaram no esquecimento porque a história não tem lugar para quem só enxerga o lado negativo. Esse tipo de pessoa sempre anda para trás e ainda tenta levar outros.

Já aqueles que têm “outro espírito” são os que escrevem a história. Foi o caso de Josué e Calebe. Um se tornou líder do povo, e o outro, um conquistador vitorioso e destemido. E você? Qual é o seu espírito? Lembre-se do que disse Winston Churchill: “O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.”

A família, a sociedade e a igreja estão precisando desesperadamente de gente que tenha “outro espírito”. O mundo tem pessimistas e negativistas demais. Há uma carência de pessoas equilibradas, de gente que sabe defender a verdade com amor.

Deus está chamando você para ser assim. Isso é ser sal e luz na Terra. Lembre-se, porém, de que o “outro espírito” vem apenas como resultado da atuação do Santo Espírito.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA