Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes Daquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9

Vivemos dias complexos. As pressões do liberalismo, conservadorismo, pós-modernismo, egoísmo e outros “ismos” têm, muitas vezes, consumido a atenção e a energia da igreja e de seus líderes. O mundo está complicado, as pessoas estão confusas, e as instituições, em crise. Como a igreja deve enfrentar essa situação? Nossa única saída é recordar permanentemente a razão pela qual existimos.

O verso de hoje é bem claro sobre o propósito da igreja. Deus nos chamou para usar tudo o que somos e temos no cumprimento da missão de anunciar a salvação em Cristo Jesus.

Não fomos organizados como igreja para nos entreter, construir lindos edifícios, concorrer com outras denominações nem para qualquer outra razão que não seja cumprir a missão de ser testemunhas vivas do Senhor. Um conhecido pregador afirmou: “Deus não mandou que os pecadores busquem a igreja, mas que a igreja busque os pecadores”. Essa missão é tão clara que devemos colocar todo o entusiasmo em sua realização.

Na verdade, podemos afirmar que a igreja não tem uma missão, mas a missão tem uma igreja. Deus tem uma missão no mundo, e a igreja foi o meio que Ele decidiu utilizar para cumpri-la. Mas que missão é essa? Fomos chamados para preparar um povo para o encontro com o Senhor. Isso envolve: (1) os que já estão dentro da igreja e precisam ser fortalecidos espiritualmente para que se multipliquem; (2) os que ainda estão fora e devem ser alcançados por meio do testemunho dos que já aceitaram o Salvador. Precisamos confirmar os de dentro e conquistar os de fora.

Como igreja, precisamos trabalhar para que nossos encontros, viagens, investimentos, ambientes, comissões e tudo o que temos e fazemos esteja voltado para cumprir a missão.

Com o passar do tempo, corremos o risco de entrar em uma rotina formal, de nos acomodarmos com o que deu certo no passado e, assim, perder o objetivo principal. Como igreja, precisamos ser executores, promotores e defensores da missão que Deus nos deu. Afinal, Jesus só voltará em nossa geração se nos mantivermos fiéis ao propósito de nosso chamado.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA