Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Salmo 127:1

No livro Como Ser um Herói Para Seus Filhos, Josh McDowell e Dick Day sugerem seis princípios que podem ajudar tremendamente os pais a serem bem-sucedidos no processo de educação: aceitação, apreciação, afeição, disponibilidade, responsabilidade e autoridade. Eles fazem uma grande diferença quando aplicados de forma equilibrada e responsável.

Para que esses princípios possam dar o melhor resultado, os pais precisam oferecê-los combinando as orientações certas e o exemplo adequado. A parte mais fácil tem a ver com as palavras, ensinamentos e conselhos. É sempre mais fácil falar e teorizar. O desafio está no exemplo pessoal. Se você é capaz de viver, está apto a ensinar. Se você pratica, vai inspirar os filhos a também praticar. Afinal, como diz um conhecido ditado: “A fruta nunca cai longe do pé.”

Sempre que pergunto a jovens fiéis e bem-educados o que seus pais fizeram para que eles fossem assim, escuto pouca coisa sobre conselhos e muita coisa sobre exemplos de vida. O exemplo sempre fala mais alto do que as palavras. Por isso, viva de forma que, quando seus filhos pensarem em fidelidade, justiça, honestidade, generosidade e integridade, lembrem-se de você e copiem seus passos.

No entanto, há um princípio maior: “Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la” (Sl 127:1, NTLH). A sociedade, a escola e a igreja têm um papel importantíssimo na transmissão de valores, mas se “o Senhor não edificar a casa”, todos os esforços darão pouco resultado.

Outra vez a atitude dos pais faz toda a diferença. “Pela sincera e fervorosa oração, os pais devem construir um muro em torno dos filhos” (Conselhos Para a Igreja, p. 152). Quando fazem isso, eles “cooperam com Deus, e Deus coopera com eles na salvação da alma das crianças pelas quais Cristo morreu” (O Lar Adventista, p. 317).

Deus só vai atuar na educação dos filhos se estiver ativo no coração dos pais. Por isso, o pedido do Senhor é: “Trabalhem como se fosse para salvar a própria vida e para salvar seus filhos de serem afogados nas influências contaminadoras e corruptoras do mundo” (Orientação da Criança, p. 309).

Permita que Deus seja o grande educador. Use as palavras com sabedoria e faça de seu exemplo uma lição de coerência.

Rtpn Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA