Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam. 1 Coríntios 2:9

Em todas as culturas existem ideias sobre a eternidade, sonhos de um mundo dife­rente. Entretanto, nem todos os retratos do paraíso combinam com a paisagem bíblica do Céu. O Épico de Gilgamesh, por exemplo, fala de um lugar de descanso para os heróis, com a presença de uma árvore da vida. Nas pirâmides do Egito eram colocados mapas para o mundo futuro. Os romanos achavam que os justos iriam fazer piquenique nos Campos Elíseos, enquanto seus cavalos pastavam nos campos em volta. Os aborígenes australianos viam o Céu como uma distante ilha além do horizonte oci­dental. Já os finlandeses o imaginavam como uma ilha no distante Oriente. Na opi­nião dos antigos habitantes do Peru, México e Polinésia, ao morrer, a pessoa iria para o Sol ou para a Lua. Para o islamismo, o Céu é primariamente um lugar físico, em que os desejos são satisfeitos na hora e as pessoas participam de banquetes requintados. O paraíso muçulmano tem sete níveis, cada um mais elevado que o outro. No judaísmo rabínico, a ênfase maior estava no viver ético aqui e agora do que no mundo futuro. Já a cabala ensina que existem sete céus, governados por anjos/arcanjos.

E você, o que diz sobre o Céu? O que existe no seu paraíso? Para algumas pes­soas, o Céu é tão maçante que seria preferível não ir para lá. Flutuar nas nuvens e tocar harpa por toda a eternidade? Isso realmente não faria sentido. A vida no Céu também não é um culto sem fim, em que as pessoas cantam hinos por toda a eter­nidade. De igual modo, o Céu não é uma vida sem nada para fazer, em que uma pessoa solitária com asas de anjo e aura na cabeça, sentada numa nuvem, pensa: “Eu deveria ter trazido uma revista!”

No livro As Aventuras de Huckleberry Finn, o escritor americano Mark Twain pintou um retrato parecido do Céu. Ao descrever o “bom lugar” para o protagonista Huck Finn, a senhorita Watson diz que a pessoa passa o dia inteiro tocando harpa e cantando para todo o sempre. Não admira que Huck não se empolgasse. Ele pergunta para a solteirona se ela achava que Tom Sawyer iria para lá, e ela responde que não iria de jeito nenhum. Huck então comenta: “Eu fiquei feliz de saber disso, pois queria que a gente ficasse no mesmo lugar.” Para esse tipo de Céu, poucas pessoas gostariam de ir.

O Céu de Deus é um lugar fantástico, o melhor lugar do universo, um cenário além de nossos mais elevados sonhos. Nunca vimos nada igual, nem na imaginação. Por mais que você sonhe com um mundo idealizado, a soma de todos os desejos e aspirações, ainda não será como o Céu. Esse é o lugar onde Deus quer que você passe a eternidade. Comece a viver hoje como um cidadão de lá.novos-ceus-e-nova-terra

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA