Não declines nem para direita nem para a esquerda, retira o teu pé do mal. Provérbios 4:27

A palavra mal no original hebraico é beliya’al. Significa destruição. O conselho divino de hoje é: “retira o teu pé da destruição.”

Embora o ser humano de nossos dias tenha diante de si uma infinidade de caminhos, do ponto de vista bíblico, só existem dois: o bem e o mal, a felicidade e a destruição, a vida e a morte. Rejeitar um, implica de maneira natural aceitar o outro. Ninguém pode permanecer na neutralidade.

O provérbio de hoje, é o clímax do capítulo quatro que apresenta os benefícios de viver com sabedoria. A sabedoria provê vida (v. 3), proteção (v.6), prosperidade (v.8), vida longa (v.10) e evita  tropeços (v.12).

Viver com sabedoria é andar no caminho que conduz a felicidade.  Todos os seres humanos desejam ser felizes. Por que muitos chegam ao fim da jornada e descobrem que desperdiçaram a vida tentando ser feliz?  Para ser feliz não basta desejar, é preciso achar o caminho. Este não pode ser estabelecido pela criatura, finita e limitada por sua própria humanidade. A fonte de informação precisa ser absoluta, concreta e ilimitada. Essa Fonte é Jesus.

Quando ele esteve nesta terra, Tomé lhe perguntou: “Como saber o caminho?” E Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” João 14:4 e 5.

Andar no caminho é andar com Jesus. Todos os dias, a toda hora, sempre. Não olhar nem para esquerda nem para a direita, significa não soltar seu braço poderoso, não se afastar dele num perdê-Lo de vista. Tê-Lo presente nas diferentes atividades da vida.

Viver de outro modo é caminhar rumo a autodestruição. Este é um caminho sedutor, imperceptível e dissimulado. Viver sem Cristo é entrar no mundo de sombras, confusão, tristeza e desespero.

Hoje é um dia para rever os passos. Para onde estou indo? O que motiva as minhas ações? Quais são as intenções íntimas por trás das palavras socialmente aceitáveis que meus lábios pronunciam? Preciso retirar o meu pé do mal?

Encare os desafios deste novo dia. Sem temor. Com a certeza de que sua vida e seus projetos estão nas mãos de Deus e lembre-se: “Não declines nem para a direita nem para esquerda, retira o teu pé do mal.” – Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA