Os céus e a terra passarão, mas as Minhas palavras jamais passarão. Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão somente o Pai. Marcos 13:31, 32, NVI

Jesus nos adverte contra a predição do momento de Seu retorno. Mesmo assim, muitas pessoas ignoraram esses avisos e se aventuraram nesse tipo de especulação. Após o desapontamento de outubro de 1844, os adventistas observadores do domingo propuseram pelo menos 21 novas datas para a segunda vinda. Entre os adventistas sabatistas, José Bates sugeriu que as sete vezes que o sumo sacerdote aspergia sangue perante o propiciatório (Lv 16:14) representavam sete anos que deveriam ser contados do outono de 1844 até o outono de 1851. Entretanto, todas essas especulações falharam.

Em novembro de 1850, Ellen White escreveu: “O Senhor me mostrou que o tempo não havia sido um teste desde 1844 e nunca mais o será” (Present Truth, novembro de 1850). Em 21 de junho de 1851, enquanto estava em Camden, Nova York, ela recebeu uma visão advertindo os adventistas contra a tentativa de identificar o cumprimento de qualquer profecia temporal após outubro de 1844. Ellen White explicou: “O Senhor mostrou-me que a mensagem deve ir, e que não deve depender de tempo; pois o tempo não será nunca mais uma prova. Vi que alguns estavam ficando com uma falsa agitação, nascida de pregar-se o tempo; vi que a terceira mensagem angélica pode subsistir sobre seu próprio fundamento e que não precisa de nenhum tempo para fortalecê-la. Ela irá com forte poder, fará sua obra e será abreviada em justiça” (Mensagens Escolhidas,vol. 1, p. 188).

Apesar dessa e de muitas outras admoestações posteriores de Ellen White, algumas pessoas sempre dão um jeito de justificar seu fascínio pessoal com a marcação de datas. Alguns argumentam que Jesus nos proibiu de saber somente “o dia e a hora” de Sua vinda (Mt 24:36; Mc 13:32), mas não o ano específico. Outros alegam que não podemos saber a data específica do segundo advento, mas que algumas profecias temporais, como as dos 1.290 e 1.335 dias (Dn 12:11, 12) ainda se cumprirão no futuro.

Algumas especulações proféticas podem parecer muito lógicas e convincentes. No entanto, aqueles que levam a sério as advertências de Cristo e as admoestações de Ellen White nunca se aventurarão nessas fantasias sem fundamento. A mensagem adventista não necessita desse tipo de bengala para seguir adiante.                                               Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB                                    

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA